Notícias

Assembleia celebra os 25 anos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros

Por Wanessa Tavares
23/06/2023 16:03 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Ascom Corpo de Bombeiros Militar

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza, nesta segunda-feira (26/06), sessão solene em comemoração dos 25 anos de fundação do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz (CMCB-ERQ). A solenidade, proposta pela deputada Jô Farias (PT), acontece às 14h, no Plenário 13 de Maio.

Segundo a parlamentar, o CMCB foi criado provisoriamente em fevereiro de 1998, por meio de um convênio celebrado entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBM/CE) e a Secretaria da Educação Básica do Ceará (Seduc/CE). O primeiro dia letivo do colégio ocorreu em 13 de abril do mesmo ano, ficando essa data como o marco inicial do funcionamento da instituição e comemorativa do seu aniversário.

Por meio do Decreto nº 27.251, de 17 de novembro de 2003, data de aniversário da escritora Rachel de Queiroz, o colégio passou a ter a denominação histórica de Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ). 

A deputada destaca também que “a instituição tem como objetivo preparar os discentes como formadores de opiniões, ousados, empreendedores, participativos, respeitosos dos direitos humanos, solidários e construtores de uma sociedade justa, humana e fraterna, inspirada nos princípios morais e éticos que presidem as relações sociais nas nações livres e civilizadas”.

Conforme o requerimento, o CMCB atualmente é composto por 1.075 alunos, distribuídos do 1° ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nos turnos manhã e tarde, enquanto o corpo docente é formado por 90 professores, entre civis e militares. Funciona também no turno da noite o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para os alunos fora de suas respectivas faixas etárias. 

Os indicadores educacionais brasileiros comprovam que é a melhor escola da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR I) e uma das cinco melhores do estado do Ceará, tendo alunos que receberam inúmeros prêmios em olímpiadas nas áreas de Robótica, Astronomia, Física, Matemática e História. 

Na ocasião, serão homenageados o comandante-geral do CBM/CE, José Cláudio Barreto; o diretor do colégio, Francisco Albert Einstein Lima; os titulares das secretarias de Educação, Eliana Nunes Estrela, e de Segurança Pública e Defesa Socia do Estado do Ceará (SPDS/CE), Samuel Elânio de Oliveira; o comandante adjunto do CBM/CE, Ademar Souza; o capitão do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, José Danúbio Paiva Ribeiro, além de professores e coordenadores do colégio.

Edição: Clara Guimarães

Veja também