Notícias

Audiência pública na Assembleia lembra o Dia Mundial da Hemofilia

Por ALECE
18/04/2012 16:02 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Nesta quarta-feira (18/04), a partir das 14h30, o Dia Mundial da Hemofilia será tema de audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa. A iniciativa atende à solicitação do deputado Lula Morais (PCdoB). "O dia 17 de abril, desde 1989, é a data mundialmente consagrada à hemofilia, em homenagem ao criador da Fundação Mundial da Hemofilia, Frank Schnabel, que nasceu na mesma data", informa o parlamentar.

Lula Morais diz que a hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. É uma doença genética que se manifesta quase exclusivamente no sexo masculino e passa despercebida até a idade adulta. O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea. O tratamento da doença consiste na reposição do fator anti-hemofílico. A medicação, fornecida pelo Ministério da Saúde, é distribuída gratuitamente nos hemocentros.

Foram convidados a participar da audiência pública os secretários de Saúde do Estado e do Município, a direção do Hemocentro do Estado do Ceará (Hemoce), representantes dos conselhos regionais de assistentes sociais do Ceará, de medicina, de fisioterapia, de odontologia e de psicologia.
RW/CP

Veja também