Notícias

Autoridades cobram na AL aprovação da PEC para servidores inativos

Por ALECE
27/09/2013 20:07 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Audiência pública debate proposta de emenda constitucional (PEC) 555 - Foto: Edson Junior Pio

A proposta de emenda constitucional (PEC) 555 que visa extinguir a contribuição previdenciária dos inativos do serviço público foi debatida em audiência pública na tarde desta sexta-feira (27/09), na Assembleia Legislativa. Uma das propositoras do debate, a deputada Eliane Novais (PSB), destacou que o objetivo do encontro é prestar solidariedade aos interesses dos servidores que se sentem afetados pela contribuição.

“Estamos nos associando à luta dos servidores públicos que têm agregado esforços e forças na luta pela aprovação desta PEC, que apesar de ter um texto que não atende completamente aos interesses e reivindicações plenas destes servidores, conjuga da vontade de extinguir essa cobrança”, salientou a parlamentar.

O deputado Dedé Teixeira (PT), que subscreveu o requerimento da audiência, ressaltou que a mobilização sobre a matéria não se trata de uma discussão contra o Governo. “Mesmo sendo representante do partido que está no governo, quero que o debate seja engrandecido, e apoio esta discussão efetiva e coerente que busca alcançar um resultado positivo para a categoria”, pontuou o petista.

O representante da bancada cearense no Congresso Nacional, deputado federal Chico Lopes (PCdoB), informou que integra uma comissão na Câmara dos Deputados que defende a aprovação da PEC na Casa.

“Estou à disposição de todos os servidores e entidades de aposentados que estejam insatisfeitos para receber sugestões, e reforço que país nenhum no mundo cobra previdência de aposentado, exceto o Brasil, e não vejo vantagem de um aposentado pagar a previdência se ele não poderá se aposentar novamente”, defendeu Chico Lopes.

A presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Margarida Lopes Araújo, criticou o posicionamento do PT em relação à causa previdenciária.

“Nos governos anteriores, o PT era o nosso aliado em causas como esta, era aliado dos servidores públicos, e assim que chegou ao poder, contribuições como esta foram criadas. Já conseguimos 351 assinaturas de deputados federais à favor da aprovação da PEC, incluindo os líderes de governo, menos a do líder do PT, deputado José Guimarães, que não está aqui para debater a questão”, lamentou Margarida Lopes.

Também estiveram presentes à audiência o deputado Lula Morais (PCdoB), os deputados federais Artur Bruno (PT/CE) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE); o presidente do Instituto Movimenta Servidores Aposentados e Pensionistas, Edson Guilherme; a presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Rita de Cássia Gomes de Araújo; a presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste, Rita Josino Feitosa da Silva; dentre outras autoridades.
RG/LF

 

Veja também