Biografia apresenta trajetória e sucessos da família Caymmi
Por Vanessa Madeira02/06/2023 10:13 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O programa Biografia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), apresenta, nesta sexta-feira (02/06), a trajetória dos músicos da família Caymmi. A atração vai ao ar a partir das 20h.
O compositor baiano Dorival Caymmi e a esposa, a cantora mineira Stella Maris, se conheceram nos bastidores da rádio Nacional no Rio de Janeiro e se casaram em 1940. Da união, nasceram três importantes talentos da MPB: Nana, Dori e Danilo Caymmi.
Na seleção de sucessos estão as canções "Milagres", "O Bem e o Mal", "O Mar", "Marcha dos Pescadores", "Acalanto", "Só Louco", "Caminho do Mar", "Vatapá", "Mudança dos Ventos", "Marina", "João Valentão", "O Cantador" e "Resposta ao Tempo".
Cantor, compositor e instrumentista, Dorival Caymmi começou a carreira no samba aos 16 anos e, já aos 22, venceu seu primeiro concurso de música. A beleza e a cultura da Bahia se tornaram inspiração para os trabalhos do artista, que faleceu aos 94 anos.
Um dos mais conhecidos sucessos do compositor, "O que é que a baiana tem?", gravada por Carmen Miranda, foi responsável por alçar a atriz ao estrelato internacional.
Já Stella Maris teve breve trajetória musical, mas chamou a atenção por interpretar sambas de Noel Rosa no rádio. Após o casamento, deixou a carreira de cantora e passou a se dedicar à família.
Com apenas 19 anos, a filha mais velha do casal, Nana Caymmi, fez sua estreia na música ao lado do pai, na canção "Acalanto", lançada em 1960. Entre 1965 e 2020, gravou quase 30 álbuns, recebendo três indicações ao Grammy Awards.
Dori Caymmi é músico, cantor, produtor e compositor e começou a tocar acompanhando a irmã Nana. Além de discos próprios influenciados pela bossa nova, Dori colaborou com grandes nomes da música nacional, como Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil, e internacional, como Dionne Warwick.
O caçula da família, Danilo Caymmi, deu os primeiros passos na música ainda nos anos 1960, tocando flauta em um álbum do pai e de Tom Jobim. Sua composição "Andança", de 1968, obteve o terceiro lugar no III Festival Internacional da Canção e lançou a cantora Beth Carvalho. Também atuou produzindo trilhas sonoras de séries e novelas.
Produzido e apresentado por Sonja Andrade, Biografia traz o melhor de grandes artistas da música popular brasileira e é transmitido pela FM Assembleia todas as sextas-feiras, a partir das 20h.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Fim da escala 6x1 é defendida em solenidade em comemoração ao Dia do Trabalhador
Autor: Ariadne Sousa
Na Alece Tem destaca atendimento do Ciadi com crianças com TEA e síndrome de Down
Autor: Wanessa Tavares/com Assessoria