Notícias

Biografia celebra trajetória de Demônios da Garoa nesta sexta-feira

Por Lindalva Montezuma
26/05/2023 10:33 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

O programa Biografia, transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), desta semana presta homenagem ao conjunto musical Os Demônios da Garoa, que há mais de sete décadas encanta o público com suas melodias e letras inesquecíveis. A atração, que vai ao ar nesta sexta-feira (26/05), promete levar os ouvintes a uma viagem pela história do icônico conjunto paulistano e reviver momentos emocionantes de suas apresentações ao vivo. 

Formado em 1943, Demônios da Garoa é considerado um dos mais tradicionais conjuntos de samba paulista, estilo musical que mescla elementos do samba carioca com influências regionais de São Paulo. Composto inicialmente por Arnaldo Rosa, Antônio Gomes Neto, Cláudio Rosa e Francisco Paulo Gallo, o grupo ganhou notoriedade ao interpretar as canções do renomado compositor Adoniran Barbosa, como "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca".

Com mais de 75 anos de história, o conjunto já passou por diversas formações ao longo dos anos, mas sempre mantiveram a essência do samba paulistano em suas músicas. A atual formação conta com Sérgio Rosa, filho de Arnaldo Rosa; Izael Caldeira; Ricardo Rosa; Dedé Paraíso e Canhotinho. Em 2014, o grupo se tornou o Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade, registrado no Guinness World Records Brazil.

O programa vai explorar a trajetória do conjunto desde seus primeiros anos, passando pelos sucessos que marcaram época e chegando aos dias atuais. Entre os destaques da carreira dos Demônios da Garoa estão a conquista do título de Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade pelo Guinness World Records, em 1994, e a apresentação no Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, onde interpretaram a canção "Trem das Onze" ao lado de Adoniran Barbosa.

Ao longo de sua carreira, o conjunto lançou mais de 30 álbuns, consolidando-se como um dos grupos mais prolíficos e influentes da música brasileira. Receberam diversas premiações e honrarias, tanto no Brasil quanto no exterior. O conjunto foi agraciado com o Troféu Imprensa, um dos mais prestigiosos prêmios da televisão brasileira, em diversas ocasiões.

Os integrantes também foram homenageados em eventos e festivais de música, como o Festival de Música Popular Brasileira, onde se apresentaram ao lado de Adoniran Barbosa em 1966. Em 2015, o conjunto recebeu o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de Samba, reconhecendo sua contribuição ao gênero e sua influência na música nacional.

Com produção e apresentação de Sonja Andrade, o programa Biografia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, pela rádio FM Assembleia.

Edição: Clara Guimarães

Veja também