Carlomano defende projeto de iniciativa popular para financiar SUS
Por ALECE12/04/2012 15:00 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O deputado Carlomano Marques (PMDB) defendeu, nesta quinta-feira (12/04), um projeto de iniciativa popular para financiar o Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar preside a Comissão de Seguridade Social e Saúde da Casa. Ele informou que irá realizar uma audiência com o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), o médico cearense Florentino Cardoso. “Vamos iniciar no Ceará o recolhimento das assinaturas”, adiantou.
O peemedebista considera que a PEC 29, aprovada no Congresso, não resolve o problema do “subfinanciamento” da saúde no Brasil. “Temos que encontrar um caminho para arranjar dinheiro novo”, afirmou.
Carlomano Marques explicou que para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de iniciativa popular é preciso recolher assinaturas de 10% do eleitorado do País – algo em torno de 1,4 milhão de pessoas – em pelo menos cinco Estados brasileiros. “O Ceará não pode ficar de fora de uma luta, que é a favor do brasileiro pobre doente e abandonado”, acrescentou.
Em aparte, o deputado Welington Landim (PSB) ressaltou a importância da iniciativa. Ele ponderou que 88% da população cearense dependem do SUS. O deputado Dedé Teixeira (PT) disse ter “certeza” de que conselhos municipais de Saúde vão se mobilizar para a viabilização da proposta. “O grande problema hoje é o dinheiro.”
DA/AT
Veja também

Canal Alece é tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria
Sessão solene homenageia 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros nesta quinta
Autor: Wanessa Tavares