Carlos Manso avalia indicadores sociais no Questão de Ordem
Por ALECE24/09/2012 18:49
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem da TV Assembleia (canal 30) entrevista, nesta segunda-feira (24/09), o pesquisador Carlos Manso, coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), entidade vinculada ao programa de Pós Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará, que hoje apresentou os resultados do Relatório 12, com os indicadores de renda, pobreza, desigualdade, educação e de mercado de trabalho para o Brasil, macrorregiões e estados.
No dia 21 de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados relativos à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD 2011, cuja coleta dos dados foi realizada em setembro de 2011, tornando públicos os chamados microdados (informações completas de cada pessoa entrevistada).
A pesquisa é realizada, anualmente, pelo IBGE, exceto para anos em que se realiza o censo demográfico. Através deste instrumento, são obtidas informações sobre características demográficas e socioeconômicas da população, como sexo, idade, educação, trabalho e rendimento, além de características dos domicílios. Carlos Manso fará uma avaliação de todos os dados coletados.
Já o Laboratório de Estudos da Pobreza tem como finalidade desenvolver pesquisas sobre a pobreza e desigualdade social no Brasil, voltadas principalmente aos problemas do Ceará e do Nordeste, servindo de subsídios no desenho de políticas públicas nessa área.
O programa Questão de Ordem, apresentado pelo jornalista Renato Abreu, vai ao ar de segunda à sexta-feira, a partir das 19h30. A reprise é acontece no dia seguinte, às 7h30.
JS/LF
Veja também

Deputados prestam um minuto de silêncio em homenagem a Maria Laís Guimarães
Autor: Luciana Meneses
Vinte e dois projetos começam a tramitar na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira
Autor: Narla Lopes