Notícias

Documentário “Boi Coração” participa de mais um festival internacional

Por ALECE
09/03/2022 20:23 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

O documentário "Boi Coração", produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1), foi selecionado para mais um festival internacional de cinema.

Dessa vez, o filme estará no Clapperboard Golden Festival, competição que busca avaliar o espírito criativo, a força cultural e a diversidade na produção de curtas-metragens realizados por diretores de todo o mundo. É um festival que está interessado em filmes que se destacam pelas suas qualidades artísticas. Foram mais de 1.800 filmes inscritos.

A equipe do Núcleo de Documentários da TV Assembleia esteve em Boa Água, no município de Quixadá, por duas vezes, em 2020, para mostrar o reisado comandado por Chico Emília, considerado um artista popular do sertão.

Chico Emília é agricultor e mestre de reisado desde a adolescência. O Reisado Boi Coração é realizado desde 1993. Chico Emília recebeu de seus mestres Sitônio e Antônio Rufino a tarefa de perpetuar esse legado.

O dia 6 de janeiro é sagrado para os grupos de reisado porque, segundo a tradição católica, a data marca a visita dos três reis magos ao recém-nascido menino Jesus.

O Clapperboard Golden Festival é um festival internacional on-line, que conta com júri especializado para avaliar as produções. Até o início de abril, os organizadores devem divulgar os indicados e premiados.

"Boi Coração" tem roteiro de Marcelo Alves, produção de Marcelo Alves e Ana Célia de Oliveira, montagem de Vinícius Augusto Bozzo e imagens de Nilson Filho, Salomão Costa, Marcelo Alves e Daniel Cardoso. A direção geral é da coordenadora do Núcleo de Documentários da TV Assembleia do Ceará, Ângela Gurgel.

WR/LF



 

Veja também