Notícias

Evandro Leitão dá boas-vindas aos eleitos e ressalta o respeito e a pluralidade do Poder

Por Pedro Emmanuel Goes
25/01/2023 13:56 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), sauda os parlamentares durante cerimônia de boas-vindas - Foto: Dário Gabriel

Deputados estaduais eleitos e reeleitos para a nova Legislatura participaram de cerimônia de boas-vindas, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, durante a manhã desta quarta-feira (25/01) no auditório Murilo Aguiar. Na ocasião, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), saudou os parlamentares.

O objetivo do encontro, conforme Evandro Leitão, foi recepcionar e fazer o acolhimento dos novos deputados e veteranos, além de apresentar o Parlamento e seus setores. Ele salientou a prática da tolerância como fundamental para o exercício legislativo.

“Nesta Casa respeitamos todas e todos, independente de questão política ou ideológica. A Alece é uma Casa plural, onde temos a obrigação de nos respeitar. Não estamos mais em tempos medievais, e não existe mais espaço para intolerância aqui no Parlamento. Na sociedade nem se fala. A prática do respeito ao outro não é nenhum favor que fazemos”, alertou.

O presidente também destacou a importância dos parlamentares se engajarem no trabalho das comissões técnicas. “As comissões temáticas são o ‘pulmão do Poder Legislativo’. O pouco que aprendi enquanto parlamentar foi através dos debates e do trabalho que realizei enquanto membro de comissão, que é por onde passam, todas as nossas pautas, debates e decisões que tomamos aqui”, disse.

Sobre a próxima eleição para Mesa Diretora, ele afirmou que seu nome está disponível para uma possível reeleição, caso seja da vontade dos demais colegas. “Se for essa a vontade de todos, retomaremos esse trabalho que temos feito com muito orgulho e dedicação, tendo sempre em perspectiva de que tudo é passageiro”, frisou.

Após o discurso de boas-vindas, foi exibido um vídeo institucional da Assembleia Legislativa apresentando seus principais núcleos, setores e serviços disponíveis para parlamentares, servidores e população.

UNALE

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), representante cearense da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), falou sobre as atribuições da entidade e a importância da filiação dos parlamentares. Segundo ele, a Unale conta com 1.059 deputados estaduais de todo o País, sendo apenas 10 representantes da Alece.

Ele ressaltou que a participação massiva dos parlamentares fortalece a atuação cearense em questões de âmbito federal. “Se tivermos, por exemplo, uma proposta de emenda constitucional (PEC) aprovada na Unale por metade dos estados da federação mais um, essa PEC está apta a se tornar uma PEC à Constituição Federal”, informou, reforçando a importância do engajamento dos parlamentares.

Além desse fortalecimento, Sérgio Aguiar informou que a Unale oferece serviços para os parlamentares, como apoio logístico em viagens à Brasília, e um banco de dados que pode subsidiar futuros projetos de parlamentares.

Participaram também do evento, a diretora-geral da Alece Sávia Magalhães; o diretor administrativo e financeiro Paulo Neiva; e o diretor da Diretoria Legislativa Fabrício Machado, apresentando seus respectivos departamentos e principais atribuições. Para Paulo Neiva, esse momento é “muito importante para que os parlamentares eleitos, principalmente os de primeiro mandato, já comecem a se ambientar sobre o que terão de enfrentar a partir da posse em fevereiro”.

A mesa de recepção dos parlamentares eleitos foi composta, ainda, pelo vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana (PT); pelo 1º Secretário da Casa, deputado Antônio Granja (PDT); e pelo segundo vice-presidente, deputado Danniel Oliveira (MDB).

Também participaram do evento os deputados eleitos Agenor Neto (MDB), deputada Gabriella Aguiar (PSD), Stuart Castro (Avant), Lucinildo Frota (PMN), Cláudio Pinho (PDT), Emília Pessoa (PSDB), Alysson Aguiar (PCdoB), De Assis Diniz (PT), Dr. Oscar Rodrigues (União), Fernando Hugo (PSD), Firmo Camurça (União), Felipe Mota (União), João Jaime (Progressistas), Juliana Lucena (PT), Júlio César Filho (PT), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Luana Ribeiro (Cidadania), Marcos Sobreira (PDT), Marta Gonçalves (PL), Missias Dias (PT), Moisés Braz (PT), Oriel Filho (PDT), e Romeu Aldigueri (PDT).

POSSE

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, também deu alguns avisos durante a cerimônia de boas-vindas. Ele informou que a cerimônia de posse deverá acontecer no dia 1 de fevereiro, a partir das 9h, seguida da eleição da nova Mesa Diretora. No dia 02/02, acontece a primeira sessão legislativa com a leitura da mensagem governamental pelo governador do Estado, Elmano de Freitas.

Segundo o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto de Aragão, devido a mudanças no Regimento Interno da Alece, a votação para a nova Mesa Diretora será aberta, e tão logo seja aprovada a chapa vencedora, seguirá o discurso do novo presidente e a convocação e posse dos suplentes daqueles parlamentares que irão se ausentar para ocupar secretarias de Estado.

Edição: Clara Guimarães 

Veja também