Exposição na Assembleia marca 80 anos da Justiça Eleitoral no Ceará
Por ALECE06/08/2012 14:37
Compartilhe esta notícia:

A exposição “Justiça Eleitoral: uma legitimação das eleições no Brasil” será aberta nesta terça-feira (07/08), a partir de 9h, na Assembleia Legislativa. A mostra é uma das atividades realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) em celebração aos 80 anos da justiça especializada no Estado. O evento vai contar com a presença do presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra.
Em cartaz até 24 de agosto no hall do Edifício César Cals, a mostra é uma parceria do TRE-CE com o Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce). O objetivo é apresentar ao público questões relacionadas ao TRE utilizando um acervo com diferentes objetos, a maioria pertencente ao Tribunal, que vão de charges publicadas no começo da República a urnas eletrônicas e kits de reconhecimento biométrico. A exposição exibe ainda as continuidades e descontinuidades – como no período ditatorial do Estado Novo, de 1937 a 1945 – da história da Justiça Eleitoral, através das atribuições e das técnicas dos tribunais eleitorais no Brasil.
O TRE-CE foi instalado em 2 de agosto de 1932, em sessão presidida pelo desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa. A sessão ocorreu no salão de honra do edifício da Assembleia Legislativa, que, na ocasião, funcionava no Palacete Senador Alencar, situado à Rua São Paulo, nº 51, centro. Atualmente, funciona nesse prédio o Museu do Ceará.
LS/AT
Veja também

Dia Estadual do Profissional de Eventos é celebrado na Alece
Autor: Ariadne Sousa
Comissão de Orçamento da Alece aprova 16 projetos na tarde desta terça-feira
Autor: Pedro Emmanuel Goes