Notícias

Identidade Cultural apresenta a carreira do músico Adelson Viana neste sábado

Por Wanessa Tavares
10/02/2023 15:52 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

O programa Identidade Cultural, da TV Assembleia (canal 31.1), apresenta, neste sábado (11/02), a trajetória artística do cantor, instrumentista e arranjador Adelson Viana. O músico vai falar dos seus sucessos e do lançamento do estilo forró praieiro em comemoração aos seus 35 anos de carreira.

Para comemorar o momento, o músico Adelson Viana lança novo estilo musical, batizado de forró praieiro, com influência dos ritmos do Norte e Nordeste. A primeira composição, que marca essa nova fase do artista, é também intitulada “Forró Praieiro”. A música já pode ser ouvida nas emissoras de rádio de todo o Brasil e ainda em outubro estará disponível nas principais plataformas digitais.  

O forró praieiro surgiu da mistura de ritmos, como coco de praia, carimbó e lambada, com a inserção do ukulele, instrumento havaiano, que vem como uma novidade junto à tradicional sanfona.  A ideia de Adelson Viana e do produtor musical e artístico Khalil Goch é trazer referências da cultura do mar para, assim, criar esse novo som.

Outra novidade é o videoclipe de “Forró Praieiro”, gravado na praia de Águas Belas, lançado no dia 03 de novembro de 2022. A escolha do cenário se deu em razão das belas paisagens, entre dunas, piscinas naturais, lagoas e balsas. A direção do clipe é de Khalil Goch e Flávio Oliveira, com direção de arte de Marcelo Rodrigues, da Quadrilha Junina Babaçu.

Natural de Fortaleza, Adelson Viana atua na música desde a década de 1980. Com larga experiência desde os longos anos em bandas de baile, acompanhando cantores e instrumentistas dos mais diversos matizes, passou a ocupar posições cada vez mais exigidas, como de arranjador e de diretor musical junto a artistas de relevância. Foi na posição de diretor musical que por muito tempo integrou a banda de Raimundo Fagner, além de produções musicais com Zeca Baleiro, Toninho Horta; shows de artistas como Ednardo, Jorge Vercillo, Elba Ramalho, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Paulo Moura, Fausto Nilo, Nonato Luiz, entre tantos

Como instrumentista, já participou de vários festivais nacionais e internacionais, shows e concertos, tendo atuado com Raimundo Fagner por mais de uma década. Também já se apresentou em shows de artistas como Zeca Baleiro, Ednardo, Jorge Vercillo, Elba Ramalho, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Renato Borghetti, Paulo Moura, Fausto Nilo, Nonato Luiz e, claro, Dominguinhos, seu maior mestre e incentivador, que participou da gravação da sua música “Querer”. 

Os mais recentes trabalhos são os álbuns "Nessa praia", duo com o violonista Cainã Cavalcante; o videoclipe “Quixeramobim”, com Raimundo Fagner, e o documentário “Sanfona, Minha Arte, Minha Vida”, evidenciando composições autorais e clássicos mundiais, exibido no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

Adelson Viana também já lançou quatro álbuns que trazem a voz do próprio sanfoneiro, já reconhecido nos palcos pela maestria com uma ampla gama de ritmos da autêntica música nordestina.

Em 2021, o livro-reportagem "Andante, a trajetória de Adelson Viana", foi apresentado no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), pela aluna e sua sobrinha Theresa Rachel Barroso Góis.

Apresentado por Aline Cavalcante, com direção de Clara Pinho, produção de Marcello Marreiro e Virna Cavalcante e edição de imagens de Daniel Cardoso, o Identidade Cultural vai ao ar às 21h de sábado. A reprise acontece aos domingos, no mesmo horário.                                                                           

Edição: Clara Guimarães

Veja também