Notícias

Livro “Meu caderno de bordo” é lançado na Assembleia Legislativa

Por ALECE
11/04/2013 20:10

Compartilhe esta notícia:

Lançamento do Livro “Meu Caderno de Bordo” - Foto: Marcos Moura

Foi lançado, na tarde desta quinta-feira (11/04), na Assembleia Legislativa, o livro “Meu caderno de bordo”. A publicação faz parte do projeto “Eu sou cidadão”, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.

O livro conta a história de uma adolescente que se muda de uma cidade no semiárido nordestino para estudar numa cidade no sul do País. De acordo com as mudanças que vai vivendo, a personagem cria um blog e compartilha com os leitores as diferenças culturais e climáticas, enaltecendo as riquezas da região Nordeste.

A autora do livro, Efigênia Alves, explicou que a temática abordada pela sua narrativa veio ao encontro do tema anual escolhido pelo projeto “Amigos da Leitura”, outro programa do “Eu sou cidadão”. “A ideia era escrever uma história temática que retratasse o semiárido, mostrando que também é um bom lugar de se morar. Desenvolvi pesquisas culturais e geográficas para quebrar um pouco do preconceito que existe com a região”, salientou.

“O livro ‘Meu caderno de bordo’ é uma ferramenta para discutirmos a temática do semiárido com a população”, destacou a secretária executiva da APDMCE, Amélia Prudente. Segundo ela, as temáticas escolhidas visam contribuir com a formação de cidadãos críticos e questionadores de seu papel na sociedade.

O “Amigos da Leitura” já lançou 18 livros, distribuindo cerca de 120 mil exemplares, alcançando mais de dois milhões de leitores em todo o Estado. “No projeto, as histórias são contadas de diferentes formas, seja através do teatro, de um programa de rádio ou de uma roda de leitura. Em algum canto desse grande Ceará há uma criança dividindo com a sua comunidade o prazer e a alegria de ler e contar uma história”, relatou Amélia.

Participaram do lançamento a diretora chefe da Fundação Demócrito Rocha, Regina Ribeiro; o diretor-adjunto da Fundação, Raimundo Neto; a coordenadora do UNICEF (CE, PI e RN), Ana Márcia Diógenes, dentre outros.
LA/JU

 

Veja também