Movimento Março Azul alerta para prevenção ao câncer de intestino
Por Giovanna Munhoz/ com Comunicação Interna21/03/2023 09:31 | Atualizado há 6 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa, por meio do seu Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), se engaja no movimento nacional de prevenção e detecção precoce do câncer de intestino e destaca a importância da campanha Março Azul.
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, ressalta a necessidade de conscientização pra prevenção da doença. “Conforme levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de intestino (ou colorretal) é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, gerando cerca de 41 mil novos casos todos os anos. Essa doença, se descoberta ainda em estágio inicial, tem altíssima probabilidade de cura”, alerta.
Realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobrd) e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), a campanha tem como tema este ano "Saúde é prevenção. Cuide de você̂, evite o câncer de intestino”.
O câncer de intestino é um tumor que se desenvolve no intestino grosso, chamado também de câncer do cólon e do reto. Profissionais da saúde alertam que a doença pode ser prevenida, já que quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino. O diagnóstico precoce é relevante para o tratamento da doença e, portanto, pessoas acima de 50 anos devem sempre está com exames rotineiros em dia.
Dos principais fatores de risco que favorecem o surgimento do câncer de intestino estão sedentarismo, obesidade, ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos defumados e carnes vermelhas, pouca ingestão de frutas, grão e legumes, e, ainda, o tabagismo.
O presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sérgio Pessoa, dá mais detalhes sobre o assunto no vídeo que segue produzido em parceria do DSAS e o Núcleo de Comunicação Interna da Alece.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Sessão solene reconhece benefícios da corrida de rua para o circuito esportivo do Ceará
Autor: Ariadne Sousa
Audiência na Alece cobra mais informação de qualidade sobre orçamento público aos cidadãos
Autor: Pedro Emmanuel Goes