Opinião em Debate destaca cenário político e criação de novos municípios
Por ALECE25/05/2018 19:24 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
O programa Opinião em Debate, da TV Assembleia (canal 31.1 e 61.3 digital), destaca, nesta sexta-feira (25/05), às 19h15, o atual cenário político e a criação de novos municípios no Brasil. Os temas pautaram os pronunciamentos dos parlamentares no Plenário 13 de Maio.
O deputado Ely Aguiar (PSDC) lamentou que a falta de credibilidade na classe política brasileira tenha atingido níveis jamais vistos antes, por conta da conduta de grande parte dos políticos. Segundo o parlamentar, o Ceará também está incluído nesse contexto. “Temos visto diversos acordos e conchavos em detrimento do sofrimento da população, porque, na hora desses acordos, o povo sempre fica em segundo plano”, apontou.
De acordo com o deputado Roberto Mesquita (Pros), o Ceará assiste a um "disparate", com pessoas se unindo “para manter seus empregos, que são mandatos legislativos”. Ele aponta que, ao votar, os cearenses devem se perguntar se o candidato tem as características necessárias para merecer a procuração de votar pelos direitos dela, da família, da cidade e do Estado.
Já o deputado Carlos Matos (PSDB) comentou a paralisação dos caminhoneiros, que está acontecendo por todo o País esta semana. Os atos são contra a disparada dos preços do diesel, o que faz parte da política da Petrobras em vigor desde julho. Segundo ele, essa política de preços é resultado dos atos de corrupção promovidos dentro da empresa durante a gestão petista no Brasil.
Enquanto isso, a deputada Rachel Marques (PT) leu, em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa na última terça-feira (22/05), uma carta do ex-presidente Lula em que ele confirma sua candidatura e avalia a situação política, econômica e social do Brasil, assim como o processo que resultou na sua prisão.
O projeto de lei complementar (PLP) 137/15, que regulamenta a criação de municípios no Brasil, foi outro tema destacado pelos deputados durante as sessões plenárias.
A matéria, de autoria do senador Flecha Ribeiro (PSDB/PA), foi defendida pelo deputado Julinho (PPS). Para o parlamentar, a propositura traz de volta às assembleias legislativas a prerrogativa de legislar sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.
Os deputados Leonardo Araújo (PP), Lucílvio Girão (PP), Dedé Teixeira (PT), Jeová Mota (PDT), Danniel Oliveira (MDB) e Robério Monteiro (PDT) enalteceram o debate e endossaram a luta em defesa da emancipação, afirmando que algumas localidades têm condições de se tornarem municípios.
Com produção e edição de Oona Quirino e apresentação de Luciana de Andrade, o programa Opinião em Debate vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 19h15, logo após o Jornal Assembleia.
BD/LF
Veja também