Plano Diretor Participativo de Fortaleza é tema do Questão de Ordem
Por Juliana Melo26/04/2023 16:22 | Atualizado há 9 meses
Compartilhe esta notícia:
Nesta quarta-feira (26/04), às 19h30, o programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe a coordenadora especial de Projetos Integrados da Prefeitura de Fortaleza, Manuela Nogueira.
Ela vai falar sobre o Plano Diretor Participativo de Fortaleza, que é o instrumento básico da política urbana municipal e integra o sistema de planejamento da cidade. A participação da população no Plano Diretor é estabelecida pela Lei Complementar nº 062/2009 e prevê a participação dos diferentes segmentos da sociedade em sua formulação, execução e acompanhamento.
Nesse processo de elaboração do plano, a população indica as prioridades e orienta as ações alinhadas dentro dos seis principais eixos: Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cultura, Educação, Pesquisa e Inovação e Governança.
A segunda etapa do Plano Diretor Participativo acontece de 03 a 27 de abril, quando está prevista a realização de fóruns territoriais. O material apresentado e as discussões realizadas em todas as etapas serão transformados em estratégias de enfrentamento dos desafios identificados.
ENTREVISTADA
Manuela Nogueira é engenheira civil, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com pós-graduação em Construção Civil, Tecnologia e Qualidade da Construção, em Gestão de Obras e Engenharia, em Avaliações e Perícias de Engenharia.
Coordenadora especial de Projetos Integrados da Prefeitura de Fortaleza, Manuela Nogueira foi a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária Municipal da Infraestrutura, de 2017 a 2020; foi coordenadora de Projetos da Prefeitura de Fortaleza de 2013 a 2016. Com notoriedade no Brasil, Manuela foi convidada para integrar o prestigiado grupo de mulheres líderes mundiais: o Columbia Women's Leadership Network Program, que selecionou 20 mulheres no Brasil, sendo a secretária a única representante do estado do Ceará.
Com apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também