Notícias

Projeto Biopeixe deve contribuir para o desenvolvimento do Ceará

Por ALECE
29/11/2012 20:42 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Audiência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior debateu o projeto de produção do Biodiesel de Peixe (Biopeixe) - Foto: Marcos Moura

Em audiência na tarde desta quinta-feira (29/11) na Assembleia Legislativa, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior debateu o projeto de produção do Biodiesel de Peixe (Biopeixe). O deputado Lula Morais (PCdoB), propositor do debate, declarou sua admiração pelos profissionais responsáveis pelo projeto. “O biodiesel nasceu no Estado e agora um novo equipamento para o setor também esta sendo desenvolvido aqui. Parabéns aos pesquisadores e patrocinadores desta ideia que trará mais desenvolvimento para o Ceará”.



O diretor de inovação tecnológica do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Ricardo Mendes, destacou que do início do projeto (2006) até agora foi uma longa caminhada, “mas com a colaboração de nossos parceiros alcançamos o nosso objetivo. Será um projeto de grande valia para nosso Estado”, afirmou o diretor.

Já o secretário de Pesca e Aquicultura do Ceará, Ricardo Campos, ressaltou que uma das maiores preocupações da pasta é a qualidade da água nos açudes, e o projeto vem ao encontro dessa preocupação, além de colaborar com a renda daqueles que vivem da pesca e venda do peixe. “A máquina usará as vísceras e as transformará em mais fonte de renda para todos”, informou Ricardo.

Representantes do Banco do Nordeste do Brasil e da Petrobras, que já apoiam o projeto desde o início, garantiram que com o aperfeiçoamento da máquina para atender as necessidades impostas pelos órgãos especializados em biodiesel, a população só terá a ganhar. “Não há dúvidas de que todo este estudo valeu a pena. A matéria prima é abundante no Ceará e parte de uma categoria organizada – piscicultores – terá sua renda aumentada.

O projeto também inovará o mercado e, ainda, terá um papel sustentável uma vez que aproveitará as vísceras do peixe que antes eram jogadas muitas vezes em local desapropriado, explicou Silvano Cavalcante, gerente setorial de suprimentos da Usina de Biodiesel da Petrobras em Quixadá.
LA/LF

 

Veja também