Sessão solene na Alece celebra 15 anos de criação da faculdade da CDL
Por Davi Holanda11/08/2023 20:44 | Atualizado há 6 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) comemorou, nesta sexta-feira (11/08), no Plenário 13 de Maio, em sessão solene, os 15 anos da Faculdade da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. A solenidade atendeu a requerimento do deputado Felipe Mota (União), subscrito pelo deputado Simão Pedro (PSD).
A CDL de Fortaleza iniciou o desenvolvimento de um projeto considerado inovador para a região com a criação da Faculdade CDL em 2006, respaldada pela experiência educacional no âmbito de atividades de extensão e pós-graduação em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Então, foi elaborado o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Regimento Interno, para avaliação de comissão do MEC, obtendo autorização para funcionamento em 2008.
De acordo com Felipe Mota, o conceito 5 obtido na maior parte das avaliações demonstra o compromisso da instituição com a qualidade dos seus cursos.
“Tenho um profundo respeito pelo trabalho exercido na Faculdade CDL. Logo no seu início, foram ofertadas 220 vagas. Hoje, esse número aumentou para 1.700, com a maioria dos cursos tendo obtido nota máxima do MEC. A última avaliação aconteceu no início de 2016, quando o curso de Administração da faculdade recebeu nota 5, o que confirma a qualidade ofertada pela instituição”, enfatizou o parlamentar.
O presidente da CDL Fortaleza e diretor-geral da faculdade CDL, Francisco de Assis Costa Cavalcante, falou sobre a capacitação de excelência da instituição, responsável por gerar emprego e renda para seus alunos.
.jpg)
Foto: Máximo Moura
“O cearense possui uma grande capacidade para gerir comércios, pois possuímos a essência para empreender. Entretanto, além da vocação, é cada vez mais necessário conhecimento técnico e científico, que são elementos que a faculdade CDL sempre se preocupou em fornecer para seus alunos. Hoje temos 1.700 alunos de graduação e 500 na pós-graduação, sendo que 92% desses estudantes estão empregados. Isso prova que a capacitação oferecida pela faculdade CDL é de excelência”, pontuou.
Fernando Menezes Xavier, ex-diretor acadêmico e pesquisador institucional da Faculdade da CDL, foi um dos homenageados da noite. Em seu discurso de agradecimento, destacou que, desde a criação da CDL Fortaleza, em 1959, a instituição pautou suas ações na defesa dos legítimos interesses das empresas que pertencem ao setor terciário.
“Pensando sempre na capacitação de seus colaboradores, em 1995 a CDL Fortaleza decidiu instituir um Centro de Treinamento, voltado para aperfeiçoar a qualificação e o desenvolvimento profissional de trabalhadores do segmento de varejo e serviços. A partir dessa iniciativa, a CDL Fortaleza passou a priorizar a importância da educação como vetor de crescimento econômico e desenvolvimento social”, salientou.
Além de Fernando Menezes Xavier, outras 10 pessoas foram homenageadas com certificados durante a solenidade.
Sandra Monteiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, que representava o governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas, destacou sobre a importância da educação para a vida das pessoas.
“Eu, enquanto secretária da Educação Superior, acredito no papel da educação como uma ferramenta para minimizar as desigualdades sociais e fazer com que os estudantes tenham liberdade para sonhar e buscar cada vez mais melhorias para si, através do seu esforço. Por isso, parabenizo a faculdade CDL por estimular tantos jovens a desenvolverem sua capacidade de inovação e empreendedorismo e contribuir nesses 15 anos para o futuro dos cearenses”, assinalou.
Também participaram da mesa da solenidade Lourenço Rodrigues da Mata Filho, superintendente da Faculdade CDL; Francisca Neurismene Oliveira, coordenadora-geral da Faculdade CDL, e João Araújo Sobrinho, ex-presidente da CDL Fortaleza - Casa dos Relojoeiros.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Sessão solene reconhece benefícios da corrida de rua para o circuito esportivo do Ceará
Autor: Ariadne Sousa
Audiência na Alece cobra mais informação de qualidade sobre orçamento público aos cidadãos
Autor: Pedro Emmanuel Goes