Notícias

Teodoro quer esforço para reduzir evasão escolar no ensino médio

Por ALECE
15/02/2012 14:56 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Dep. Prof. Teodoro (PSD) - Foto: Paulo Rocha

 


Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (15/02), o deputado Professor Teodoro (PSD) disse que apenas 50% dos jovens brasileiros conseguem concluir o ensino médio. Segundo ele, este dado é preocupante e sugere a necessidade de reformulação do currículo nesta etapa escolar.

Ele comentou que esta é uma das preocupações do novo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, que sugeriu um esforço maior dos governos para mudar este quadro, assim como trabalhar pela inclusão de todas as crianças na escola. Outro fato que precisa ser cuidado, segundo Teodoro, é a aprendizagem escolar adequada à série. “O Ceará tem muito o que avançar apesar de ter o sexto melhor índice de crianças na escola do País. Ainda temos 7,3% de crianças e jovens sem estudos”, disse o parlamentar.

Segundo Teodoro, a experiência bem sucedida de Sobral, com mais crianças que sabem ler e escrever, foi utilizada pelo Ministério na elaboração do Plano Nacional da Educação. “Investir em educação é comprovadamente avançar na direção do progresso e da justiça social”, destacou.

Em aparte, o deputado Cirilo Pimenta (PSD) comentou que a não conclusão do ensino médio costuma ocorrer entre jovens das famílias pobres, que precisam trabalhar para ajudar o orçamento doméstico. “O governo poderia financiar esse jovem para que ele não precisasse deixar de estudar. Isso seria uma forma de combater a evasão escolar”, sugeriu.
MM/CG

Veja também