Toma posse nova diretoria da Unipace para o biênio 2023/2024
Por Da Redação/com Comunicação Interna30/03/2023 14:50 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT) empossou, nesta quinta-feira (30/03), a nova diretoria da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) para o biênio 2023/2024. A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) assumiu a presidência da instituição de ensino, para a vice-presidência foi designado o deputado estadual Renato Roseno (Psol), enquanto Lídia Andrade Lourinho assumiu a Direção Acadêmica da Escola Superior.
Durante a solenidade, Evandro leitão lembrou que, ao iniciar o primeiro mandato de presidente do Poder Legislativo estadual, em 2021, tinha como foco aproximar o Parlamento da sociedade. "Todos nós temos a compreensão de que nossas competências vão além de fiscalizar os atos do Poder Executivo e legislar", afirmou.
Para o presidente da Alece, é necessário entender e ter a sensibilidade de que o Parlamento precisa se aproximar cada vez mais e escutar as demandas da sociedade. "Uma das pautas mais importantes, seja qual for a sociedade, sobretudo em um estado do semiárido nordestino, é a educação", afirmou.
Evandro Leitão enfatizou que a pauta da educação é levada pelo Ceará para todo o País. "A educação é uma referência no Estado, e nós, como Parlamento, não poderíamos passar em branco, já que podemos fazer algo para contribuir também com o setor educacional do Ceará", disse Evandro Leitão.
O parlamentar destacou a qualificação da deputada Gabriella Aguiar para o cargo e lembrou que ela vem da academia, como professora universitária, e em sua primeira experiência no Parlamento, além de legislar, assume agora a direção da Unipace. Por fim, citou que em 2021 a Unipace obteve o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação e elogiou o esforço da equipe, liderada então pelo diretor pedagógico Robson Loureiro.
%20.jpg)
Deputada Gabriella Aguiar discursa ao receber o comando da Unipace - Foto: José Leomar
A nova presidente da Unipace disse que a gestão que se inicia será participativa e que uma mulher na estrutura de poder precisa incluir outras mulheres, indicando assim o compromisso de valorizar a presença feminina na gestão. Segundo ela, a Unipace deverá chegar a todos os 184 municípios cearenses, para, junto com câmaras e gestões municipais, buscar a qualificação dos servidores, assessores e gestores.
"Vamos realizar cursos de empoderamento feminino, de direitos humanos e inclusão das pessoas idosas. Esperamos que, com o Ensino a Distância (EaD), consigamos qualificar cada vez mais nossos servidores. É uma gestão participativa e atuante", disse a nova presidente.
O vice-presidente da Escola Superior, Renato Roseno, assinalou que a Unipace será, cada vez mais, uma escola de formação dos trabalhadores do serviço público. "Será também uma instituição voltada para direitos e cidadania para a comunidade. A Escola Superior do Parlamento precisa cumprir esse duplo papel. Há uma vocação já consolidada de escola de governo, e, por outro lado, uma escola de cidadania e extensionista para a comunidade", defendeu.
O deputado lembrou que, em um passado recente, "vozes anticientificistas" levaram 700 mil brasileiros à morte. "Por isso, mais do que nunca, precisamos apostar na educação, na elevação da razão, na ciência e na cidadania. Esta escola, portanto, tem duplo objetivo: a cidadania e a melhor formação possível, baseada na compreensão da realidade brasileira", enfatizou.
Lídia Lourinho disse que recebeu com alegria o convite feito pelo presidente Evandro Leitão para assumir a Diretoria Acadêmica da Unipace.
"Sempre vi na Unipace um potencial gigantesco para ser desenvolvido nas duas vertentes de qualificação dos servidores e de atender demandas das prefeituras e das escolas de gestão dos municípios, que precisam de ajuda em diversas áreas. Esse será o nosso grande desafio de atender as demandas municipais, trazendo a possibilidade de levar daqui para os municípios cearenses", explicou a nova diretora acadêmica da Unipace.
Também participaram do ato solene os deputados federais Luís Gastão (PSD-CE) e Domingos Neto (PSD-CE), os deputados estaduais Fernando Hugo (PSD), Antônio Granja (PDT), Alysson Aguiar (PCdoB), De Assis Diniz (PT) e Missias Dias (PT) e a deputada estadual Emilia Pessoa (PSDB); o ex-presidente da Alece e fundador da Unipace, Domingos Filho (PSD); a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão; a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD); a diretora geral da Alece, Sávia Magalhães, e o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia, Luís Edson Sales.
SAIBA MAIS
A Unipace é um órgão de ensino, pesquisa e memória da Assembleia Legislativa que tem como atribuição geral promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Assembleia, bem como das entidades públicas do Estado e dos municípios, compreendendo programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização nas suas áreas afins.
A Escola Superior oferta cursos de idiomas, de especialização lato sensu, mestrado (parcerias interinstitucionais) e cursos de extensão, de curta e média duração.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Jovens de quatro instituições de ensino de Fortaleza visitam a Alece nessa semana
Autor: Lincoln Vieira/Wanessa Tavares
Alece discute estratégias para as políticas de combate à obesidade no CE
Autor: Ariadne Sousa