Acrísio Sena anuncia visita de Lula ao Ceará para inauguração do Hospital Universitário
Por Gleydson Silva18/03/2025 11:15 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Acrísio Sena (PT) anunciou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta terça-feira (18/03), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao Ceará para participar da inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), que acontece nesta quarta-feira (19/03), dia do padroeiro do Estado, São José.
De acordo com o parlamentar, o hospital não vem apenas para atender uma demanda restrita de saúde, mas integra uma defesa incondicional do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ao mesmo tempo em que dá suporte à saúde pública do Ceará, ele pode avançar concretamente nas políticas que envolvam ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.
O HUC, conforme Acrísio Sena, é um dos maiores hospitais universitários do Norte e Nordeste do Brasil, sendo o Ceará um dos poucos estados do País que têm um hospital-escola federal com um hospital-escola estadual.
Acrísio Sena afirmou também que o hospital conta com o papel estratégico da Uece. Ele enalteceu o trabalho do reitor Hildebrando dos Santos Soares à frente da universidade e apontou a importância do ensino e da pesquisa em saúde para a melhoria da saúde do Estado. “O HUC emerge como um pilar estratégico, intrinsecamente conectado com o SUS, impulsionado pela visão e expertise da nossa Uece. É a Uece que será a âncora intelectual do Hospital Universitário do Ceará”, apontou.
A unidade hospitalar, segundo o deputado, será inaugurada em três fases. A primeira é a abertura de 145 leitos, distribuídos em diversas especialidades. A segunda trata da transferência do Hospital Geral Dr. César Cals. Já com a entrega da última fase, a unidade contará com 652 leitos. “Com isso, se torna o maior hospital do Norte/Nordeste. De ponta, que não tem nenhum particular superior. Pode igualar, mas superior não tem”, garantiu.
O Hospital Universitário terá um papel importante, segundo o deputado, na qualificação de profissionais para o mundo de trabalho pelos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social, bem como na aplicação da ciência nas pesquisas de mutações de doenças; na criação de uma rede de ciência médica com os hospitais públicos do Brasil e com intercâmbio de profissionais do mundo; no avanço na ciência, tecnologia e inovação com a telessaúde, com prontuários digitais e uso da inteligência artificial em várias áreas da saúde para avançar na qualidade para a população.
“Acima de tudo, o fortalecimento do SUS, com a maior articulação e integração com o Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação. O hospital vai possibilitar uma intersetorialidade entre esses ministérios. Elementos importantes, principalmente depois da pandemia”, observou o parlamentar.
O deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), em aparte, celebrou a inauguração do novo hospital e destacou o direcionamento de suas emendas parlamentares para os hospitais públicos de Fortaleza. “Desde que tive covid, fiz uma promessa a Deus de que iria destinar as minhas emendas só para a área de saúde e já vou destinar a deste ano para hospitais de Fortaleza”, disse.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Queiroz Filho pede esclarecimentos sobre contrato com empresa de tecnologia
Autor: Narla Lopes
Missias Dias relata participação em V Feira Nacional da Reforma Agrária
Autor: Luciana Meneses