Acrísio Sena elogia projeto Virando o Jogo, do Governo do Estado
Por Lincoln Vieira15/04/2025 11:13 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O deputado Acrísio Sena (PT) exaltou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (15/04), o projeto Virando o Jogo, que integra o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) e é coordenado pela Assessoria de Prevenção à Violência da Casa Civil do Governo do Estado.
Acrísio Sena explicou que o PReVio tem como finalidade criar políticas públicas de segurança social para reduzir as vulnerabilidades e prevenir situações de violência contra grupos minorizados, como mulheres, pessoas LGBTQIA+, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativo.
Conforme o parlamentar, o projeto atende jovens entre 15 e 22 anos que não trabalham nem estudam. Segundo Acrísio, o Governo do Estado oferece cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas gratuitas nas áreas de ciência e tecnologia, artes, cultura, indústria, comércio e serviços.
“O projeto trabalha com 10 mil jovens cearenses para gerar empregos, renda, empreendedorismo, letramento, escolaridade, qualificação profissional e retorno à sala de aula. Esses estudantes recebem uma bolsa mensal no valor de 300 reais”, informou.
O deputado ressaltou que os jovens atendidos têm histórico com situação de vulnerabilidade escolar, envolvimento com substâncias químicas, gravidez na adolescência, vida comunitária conflituosa e não têm oportunidades de trabalho e renda.
“O projeto está em várias cidades do Ceará, como Fortaleza, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral e Quixadá. A proposta é uma das ações preventivas para trazer segurança pública para o Ceará”, salientou.
Acrísio Sena defendeu ainda que a segurança pública deve ser debatida com ideias concretas. O parlamentar sugeriu a união das forças de segurança dos governos federal, estadual e municipal. “O debate sobre segurança pública não se resume apenas ao Ceará, mas temos que unir as forças de segurança nas três esferas, e também o Judiciário precisa ter leis mais contundentes”, avaliou.
Em aparte, o deputado Missias Dias (PT) concordou com Acrísio. Conforme o parlamentar, o projeto Virando o Jogo é mais uma ação concreta em prol da segurança pública para a população conhecer. Já o deputado Fernando Hugo (PSD) parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. O parlamentar acentuou que só existe concretude na aprendizagem dos estudantes quando há disponibilidade para ensinar.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Antônio Henrique critica Enel e defende a não renovação de contrato com o Estado
Autor: Lincoln Vieira
Dra. Silvana defende audiência na Alece sobre transferência de hospital para a PMCE
Autor: Narla Lopes