Oradores

Elmano Freitas destaca mobilizações do movimento LGBT

Por ALECE
28/06/2019 14:23 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Elmano Freitas Deputado Elmano Freitas - Foto: Edson Júnior Pio

O deputado Elmano Freitas (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (28/06), que há exatos 50 anos um episódio de opressão e preconceito nos Estados Unidos simbolizou a data de hoje como o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Segundo o parlamentar, a partir deste episódio, pessoas passaram a se reunir para proteger e afirmar direitos da comunidade LGBT, gerando como consequência paradas da diversidade sexual. Elmano Freitas salientou que, no último domingo (23/06), a cidade de São Paulo sediou uma manifestação pacífica, contando com mais de três milhões de brasileiros.

“Eles se reuniram para dizer que a sociedade brasileira quer um País que respeite e conviva com a diversidade humana, em que temos homossexuais, transexuais, lésbicas, e que é possível viver harmoniosamente permitindo que as pessoas sejam felizes da forma como são”, enfatizou Elmano Freitas.

O deputado registrou que, neste domingo (30/06), vai haver a parada da diversidade em Fortaleza, na avenida Beira Mar. “Precisamos divulgar essa manifestação pacífica e respeitosa, defensora e promotora dos direitos da população LGBT”, assinalou.

Ele ressaltou ainda que é necessário avançar nas políticas públicas de direitos desta população. “Queremos colaborar com o Governo do Estado para avançarmos nestas políticas, e queremos viabilizar uma subcomissão dentro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania desta Casa para apurar os crimes de homicídios contra a população LGBT, além de promover políticas efetivas para este público”, apontou.

Em aparte, o deputado Acrísio Sena (PT) reforçou o convite para a participação da sociedade cearense na parada pela diversidade do domingo.

“É um momento histórico que vivemos no País ao ser criminalizada a homofobia, que é um déficit que há muito poderia ter sido resolvido. E também considero importante construirmos políticas públicas nesta Casa voltadas para a população LGBT”, pontuou o deputado.
RG/AT
 

Veja também