Fernando Hugo diz que Governo Federal não consegue controlar inflação
Por ALECE12/04/2013 14:27
Compartilhe esta notícia:

O deputado Fernando Hugo (PSDB) afirmou, durante o primeiro expediente desta sexta-feira (12/04), na Assembleia Legislativa, que o Governo Dilma Rousseff não consegue controlar a inflação. Segundo ele, a presidente comanda de modo desastrado a economia que o PT herdou estabilizada e com inflação sob controle.
“Tudo começou no Governo Itamar Franco, quando fizeram Plano Real e deram sustentabilidade à economia do País. Enfrentamos a crise do México, e houve um certo abalo. Mas o atual Governo não percebeu que a crise econômica mundial não se tratava de apenas uma marolinha, como assim disse o ex-presidente Lula”, afirmou o parlamentar.
Fernando Hugo criticou as medidas tomadas pelo Governo, que resolveu desonerar a linha branca (eletrodomésticos) e veículos. “Quando todos esperavam que a redução dos impostos teria fim, foi prorrogada até o final do ano”, observou. De acordo com o tucano, o corte desses impostos concorre para o menor repasse de constitucionais para estados e municípios, através de FPM e FPE.
O parlamentar chamou a atenção para a situação desesperadora das prefeituras devido ao corte nos repasses constitucionais. “Há prefeituras sem recursos para nada”, disse. “Eu não entendo muito de economia, mas a situação é difícil. A inflação não está controlada. Dizia-se que haveria aumento de produtividade, mas não foi isso o que aconteceu”, avaliou.
De acordo com Fernando Hugo, o senador Inácio Arruda (PCdoB) fez pronunciamento no Senado, anteontem, conclamando a presidente Dilma a não cair “na esparrela de aumentar juros na tentativa de controlar a inflação”.
Em aparte, Dedé Teixeira (PT) disse concordar em parte com a fala de Hugo no tocante ao problema da inflação. No entanto, ressaltou que “o Governo Federal tem cumprido papel importante, ao contrário da política dos países europeus, que não deu certo. O Brasil foi por outro caminho e consolidou o pleno emprego. A inflação é o grande mal da sociedade e principalmente dos mais pobres. Mas o Governo desonerou a cesta básica”.
O deputado Welington Landim (PSB) disse que há pontos positivos no Governo Dilma, mas ela não tem a mesma capacidade de compreensão do municipalismo que Lula tinha. “Isso pesa na inflação. Quem não tem receita de ICMS sofre hoje com os repasses caindo”, frisou.
JS/CG
Veja também

Sargento Reginauro critica política de segurança pública no Ceará
Autor: Guilherme de Andrade
Acrísio Sena cobra responsabilidade de oposição no debate sobre segurança pública
Autor: Luciana Meneses