Oradores

Leonardo Pinheiro parabeniza Hospital de Messejana pelos 500 transplantes

Por Lincoln Vieira
23/02/2023 13:03 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) - Foto: Junior Pio

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) parabenizou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta quinta-feira (23/02), os profissionais do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes por alcançar a marca de 500 transplantes cardíacos. 

O parlamentar ressaltou que o Ceará se tornou o segundo estado do Brasil a fazer transplantes cardíacos, perdendo apenas para o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) em São Paulo. “É um serviço que funciona há 25 anos no Ceará, com regularidade, e hoje se torna referência em todo o País”, assinalou. 

A paciente que passou pelo procedimento nº 500, conforme Leonardo Pinheiro, foi uma senhora de 63 anos, natural de Salvador, na Bahia. "Pacientes de outros estados têm se dirigido ao Ceará para realizar o transplante”, disse.

O deputado salientou ainda que o Hospital de Messejana não só realiza o procedimento do transplante específico, mas também atende pacientes de forma regular, com prescrição de medicamentos. “É um serviço de referência que conta com o trabalho do médico cardiologista e coordenador da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca, João David de Souza Neto, e do cirurgião cardiovascular e coordenador cirúrgico do transplante, Juan Mejia”, observou. 

O trabalho dos demais profissionais do hospital também foi lembrado. O deputado assinalou que, mesmo no caso Sistema Único de Saúde (SUS), com dificuldades de financiamento no atendimento da população, a instituição, ao tomar conhecimento de uma nova doação, disponibiliza toda a equipe”. 

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) parabenizou o pronunciamento do parlamentar e anunciou que vai apresentar projeto de indicação para sugerir ao Governo do Estado um melhor atendimento para a população nos serviços de emergência. Ela disse que recebeu denúncia de paciente que passou cinco dias à espera de atendimento em uma “cadeira de plástico”. A parlamentar ressaltou que há necessidade de investimento maior no atendimento primário nos hospitais cearenses. 

O deputado Queiroz Filho (PDT) parabenizou profissionais do Hospital de Messejana, como o doutor Valdester Cavalcante Pinto Júnior, chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica. Conforme o parlamentar, o trabalho dele e de demais especialistas contribuiu para o Ceará se tornar referência no transplante de coração. 

O deputado Almir Bié (Progressistas) parabenizou o governador Elmano de Freitas pela elaboração do Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na Rede Pública de Saúde, sancionado no último dia 17. Ele disse que compreende a situação de pessoas que vivem no interior do Estado, pois vendem seus bens para custear as cirurgias. Adiantou ainda ter apresentado requerimento ao Governo do Estado para a instalação em Canindé de aparelho de tomografia para atender pacientes que moram no sertão da região. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também