Renato Roseno relata impactos de mineradora em Quiterianópolis
Por ALECE06/04/2022 15:30 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Renato Roseno (Psol) relatou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (06/04), os impactos sofridos por comunidades do município de Quiterianópolis, causados por uma mineradora localizada próxima a Serra do Besouro.
De acordo com o parlamentar, as atividades da mineradora de ferro, atualmente suspensas, causaram impactos sociais e ambientais às comunidades próximas. Após as denúncias, a mineradora teve a licença de atuação suspensa, mas com as chuvas concentradas, partículas chegaram ao Rio Poty, contaminando sua água. “A realidade é que até hoje não temos nenhuma comprovação de que aquela mineradora cumpriu o plano de recuperação da área degradada”, informou.
Renato Roseno detalhou ainda as diversas visitas à região para acompanhamento da situação, promovendo reuniões e audiências pública com as comunidades afetadas, levando as denúncias à Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace). “Atestamos o impacto sofrido na pecuária, no ressecamento do plantio, contaminação das águas do Rio Poty e no aparecimento de doenças dermatológicas e respiratórias na população, que teme um possível retorno das atividades da mineradora que causou tamanhos transtornos”, assinalou.
LA/AT
Veja também