Renato Roseno repercute suspensão de vestibular para pessoas trans na Unilab
Por ALECE17/07/2019 14:11 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
O deputado Renato Roseno (Psol) manifestou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (17/07), descontentamento com a decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, de anunciar a suspensão de vestibular para pessoas trans na Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O processo seletivo reservaria 120 vagas ociosas, que não foram preenchidas nos outros editais regulares da instituição, destinadas a transgêneros e intersexuais.
Para Roseno, o ato da Unilab era inovador e criativo, contemplando um segmento populacional que não tem acesso à educação superior. “Este Governo se mobiliza pelo ódio, pelo polemismo conservador e pela polarização que toma conta do Brasil. Ele se utiliza da fragilidade da Unilab para anular um processo de edital legítimo”, lamentou.
O parlamentar salientou que a medida reflete como o País ainda está atrasado em matéria de valorização da educação, ciência e tecnologia. “Temos um chefe de Estado que desonra os mínimos valores humanos”, criticou.
Ainda de acordo com o deputado, não há país democrático desenvolvido que não invista em educação. “E esse investimento pressupõe que nem todos têm acesso a essa educação, por isso precisa haver políticas afirmativas de acesso”, pontuou.
Renato Roseno assinalou que “a história da educação brasileira é feita de segregação e desigualdades, sendo fundamental constituirmos políticas para superá-las e que permita o acesso de todos”.
Conforme destacou, são três os elementos que conjugam o direito à educação, que passam pelo direito ao acesso, à permanência e à qualidade do ensino. “Nada disso importa ao governo atual, que a todo tempo estimula o polemismo conservador, para manter a lealdade dos apoiadores, já que ele não tem proposta para um Estado-Nação”, considerou.
RG/AT
Veja também