Oradores

Welington Landim critica lacunas da Lei da Ficha Limpa

Por ALECE
07/08/2012 18:13

Compartilhe esta notícia:

Dep. Welington Landim (PSB) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Welington Landim (PSB) criticou na sessão plenária desta terça-feira (07/08) as “lacunas” na Lei da Ficha Limpa, aplicada pela primeira vez nestas eleições, que permitem candidaturas tidas como “fichas sujas”.

O líder do PSB alertou para as liminares judiciais concedidas aos candidatos, muitas vezes ex-gestores com processo transitado e julgado por improbidade administrativa.  “A lei precisa ser aperfeiçoada”, avaliou, referindo-se aos casos de postulantes que conseguiram evitar a inelegibilidade.

Para Landim, é necessário exigir rigor na aplicação da lei e preencher as lacunas para barrar as tentativas de burlá-la e evitar que seja esvaziada pelas liminares.  

O parlamentar socialista destacou o papel da imprensa na vigilância da aplicação da lei, mas ressaltou principalmente o empenho da sociedade civil ao criar a Lei da Ficha Limpa. “Se não fosse o povo brasileiro ir às ruas e colher assinaturas, teríamos aí muitos mais candidatos com dezenas de processos, cassados e concorrendo mais uma vez”, declarou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) disse “estranhar” que a lei já em vigor e em foco desde a eleição passada ainda continue a ser questionada.
DA/CG

Veja também