Renato Roseno destaca criação de projeto de lei contra informações falsas
Por Guilherme de Andrade18/03/2025 14:23 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Renato Roseno (Psol), durante a ordem do dia da sessão plenária desta terça-feira (18/03) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), lamentou a produção de informações falsas e a inoperância das grandes corporações de redes sociais no que diz respeito à checagem objetiva dos fatos. Visando combater as fake news, o parlamentar destacou a apresentação do projeto de lei n.º 111/2025, de sua autoria, que visa incrementar nas escolas o tema “prevenção e proteção contra a desinformação”.
“Eu dei entrada em um projeto de lei a partir de um grande estudo que a nossa assessoria fez sobre leis de outros países sobre educação midiática. A proposta busca desenvolver nas escolas o tema transversal de prevenção à desinformação, para que a gente possa, desde cedo, educar as nossas crianças e adolescentes para que eles não caiam em desinformação”, disse.
Renato Roseno elogiou ainda o advogado e vereador de Senador Pompeu João Pedro Moreira, responsável pela representação que apontou ilegalidade no processo legislativo que ocasionou o aumento de mais de 30% dos subsídios da prefeita e do vice-prefeito do município.
“João Pedro não era vereador quando, no ano passado, como um jovem advogado lá em Senador Pompeu, deu entrada em uma representação apontando a ilegalidade do processo legislativo. Veja a importância da cidadania ativa. Um jovem advogado, uma liderança juvenil, identificou as lacunas do processo legislativo e deu entrada em uma representação no Ministério Público. Bons exemplos assim devem se multiplicar. A cidadania ativa melhora muito a democracia e o poder público”, finalizou.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Deputados estaduais discutem temas relativos a segurança e isenção de tarifa de esgoto na ordem do dia desta quinta
Autor: Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes, Lincoln Vieira.
Deputados fazem reclamações e elogios durante a ordem do dia da sessão desta quarta
Autor: Guilherme de Andrade e Lincoln Vieira