Ordem do Dia

Bethrose parabeniza Governo Federal por lançar Rede Cegonha no Estado

Por ALECE
28/06/2012 16:04 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Bethrose (PRP) - Foto: Paulo Rocha

A presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Bethrose (PRP) parabenizou, durante a ordem do dia desta quinta-feira (28/06), o Governo Federal por liberar recursos para a primeira etapa do programa Rede Cegonha no Ceará. “Conforme divulgado no Diário Oficial da União de 25 de junho último, o programa irá destinar ao Estado cerca de R$ 230 milhões para as primeiras ações, beneficiando inicialmente 23 municípios”, informou.  

Conforme a deputada, os recursos serão utilizados para o custeio de 27 centros de parto normal; duas casas da gestante, bebê e puérpera; criação de 263 leitos de gestação de alto risco; 70 leitos de UTI adulto ; 176 de UTI neonatal; 321 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) Neonatal, e 135 de UCI Canguru.

Do total destinado ao Estado, R$ 50,6 milhões serão repassados de imediato para as estruturas e serviços já habilitados. “O restante será pago conforme andamento da rede local. Este montante permitirá que o Estado qualifique e amplie a rede de assistência à mulher e ao bebê”, comentou.

Segundo ela, o Rede Cegonha foi lançado em março passado pela presidente Dilma Rousseff e contempla medidas para garantir a saúde de todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as quais, o atendimento adequado, seguro e humanizado ás gestantes, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.
EU/AT

Veja também

Ordem do Dia 24/09/2025

Parlamentares defendem adoção de emendas impositivas no orçamento do Estado

Autor: Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia
Deputados durante a abertura da sessão plenária desta terça-feira (23/09)
Ordem do Dia 23/09/2025

Deputados abordam temas ligados a saúde, segurança e PEC das Prerrogativas

Autor: Lincoln Vieira, Luciana Meneses, Giovana Munhoz, Gleydson Silva e Ricardo Garcia.
Deputados durante a sessão plenária desta quarta-feira (10/09)