Ordem do Dia

Carlomano cobra do Governo recursos para custeio de hospitais

Por ALECE
28/11/2014 14:59 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Carlomano Marques (PMDB) Dep. Carlomano Marques (PMDB) - Foto: Máximo Moura

O deputado Carlomano Marques (PMDB) fez pronunciamento nesta sexta-feira (28/11), durante o tempo de liderança da sessão plenária da Assembleia Legislativa, para cobrar recursos para custeio dos equipamentos de saúde que não funcionam plenamente. O parlamentar recomendou ao governador eleito, Camilo Santana, que não caia no “conto da vaidade” de querer construir dois novos hospitais, como anunciou na campanha eleitoral.

Carlomano frisou que a Santa Casa de Misericórdia encontra-se em dificuldades financeiras, e por isso não atende à população na plenitude de sua capacidade instalada, e o Hospital das Clínicas também está na mesma situação por falta de verbas de custeio. Para o deputado, seria mais eficiente, para efeito de atendimento das necessidades da população, o Governo do Estado repassar verbas para essas unidades, em vez de construir novos hospitais.

O parlamentar previu que o próximo ano será de grandes dificuldades financeiras porque serão reduzidos os repasses federais para o Estado, e defendeu o aporte de recursos para a Santa Casa e Hospital das Clínicas e para os convênios com os hospitais já existentes. “Se hoje um hospital for se conveniar com o SUS, quebra. A grande inteligência é assegurar o funcionamento de vários hospitais do Estado. Leito não falta; o que falta é a condição financeira de custeio”, afirmou.

Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (Pros) disse que há dois problemas na área da saúde. O primeiro, é a garantia de repasses federais, que até agora não foi definido. O outro é a falta de compromisso das prefeituras no custeio do atendimento de saúde. “Se os PSFs funcionassem, quase 60% das necessidades da área de saúde seriam atendidos”, frisou.

O deputado Augustinho Moreira (PV) considerou que Carlomano Marques está sendo pessimista. Em sua avaliação, ruim seria não haver promessa de novos hospitais. “Isso está colocado no planejamento. Serão buscados recursos federais e realizados empréstimos”, ressaltou o parlamentar.
JS/CG

Veja também

Deputados destacam caso Master e outros assuntos nesta quinta-feira
Ordem do Dia 14/05/2026

Deputados destacam caso Master e outros assuntos nesta quinta-feira

Autor: Ariadne Sousa, Giovanna Munhoz, Guilherme de Andrade, Luciana Menezes, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia
Parlamentares debatem políticas públicas para Maracanaú e comentam agenda de ministra no Ceará
Ordem do Dia 13/05/2026

Parlamentares debatem políticas públicas para Maracanaú e comentam agenda de ministra no Ceará

Autor: Giovanna Munhoz, Guilherme de Andrade, Luciana Menezes e Odara Creston
Saúde pública e convocação de concursados marcam debates nesta terça
Ordem do Dia 12/05/2026

Saúde pública e convocação de concursados marcam debates nesta terça

Autor: Giovanna Munhoz, Ariadne Sousa e Odara Creston