Ordem do Dia

Dra. Silvana pede posicionamento do CRM sobre resolução do Conselho Nacional de Saúde

Por Gleydson Silva
16/08/2023 12:47 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputada Dra. Silvana (PL) - Foto: Junior Pio

A deputada Dra. Silvana (PL) afirmou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (16/08), que entrará com uma representação no Conselho Regional de Medicina (CRM) pedindo um posicionamento sobre a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que reconhece as religiões de matriz africana como locais promotores de saúde complementar do Sistema Único de Saúde (SUS).

A parlamentar reiterou o assunto destacado no primeiro expediente, considerando “ilegal e imoral” a resolução “da ministra da Saúde que nada entende de saúde”. 

Dra. Silvana afirmou que a assessoria dela dará entrada, ainda nesta quarta-feira, com representação no Conselho Regional de Medicina. “Eu não aceito que uma religião de matriz africana seja considerada um local de cura. Não aceito. A ciência não pode abraçar isso. Agora, se quiser falar em milagre, aí trate comigo, trate com Jesus, que milagre quem faz é Jesus”, disse.

No texto da resolução, o CNS reconhece “as manifestações da cultura popular dos povos tradicionais de matriz africana e as Unidades Territoriais Tradicionais de Matriz Africana (terreiros, terreiras, barracões, casas de religião, etc.) como equipamentos promotores de saúde". 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também