Ordem do Dia

Eliane Novais relembra os 40 anos da morte de Frei Tito de Alencar

Por ALECE
05/08/2014 17:35 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

 Dep. Eliane Novais (PSB) Dep. Eliane Novais (PSB) - Foto: Máximo Moura

A deputada Eliane Novais (PSB) ressaltou, durante as explicações pessoais da sessão plenária desta terça-feira (05/08), os 40 anos da morte de Frei Tito de Alencar, que ocorreu em 10 de agosto de 1974. Na avaliação da parlamentar, o religioso foi “um dos mais emblemáticos personagens da luta contra a Ditadura Militar”.

Por causa da atuação política, ele foi preso em 1969, torturado e exilado. Nos últimos anos de vida, Frei Tito morou no convento Sainte-Marie de La Tourette, perto de Lyon, onde cometeu suicídio. Eliane lembra que, ao longo deste mês, atividades são realizadas em todo o País para relembrar a trajetória de Frei Tito de Alencar.

No Ceará, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa e o Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará organizam o lançamento do livro “Um homem torturado: nos passos de Frei Tito de Alencar”, das autoras Leneide Duarte-Plon e Clarisse Meireles. O evento ocorre no dia 28 de agosto, às 19h.
GS/JU

Veja também

Deputados destacam caso Master e outros assuntos nesta quinta-feira
Ordem do Dia 14/05/2026

Deputados destacam caso Master e outros assuntos nesta quinta-feira

Autor: Ariadne Sousa, Giovanna Munhoz, Guilherme de Andrade, Luciana Menezes, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia
Parlamentares debatem políticas públicas para Maracanaú e comentam agenda de ministra no Ceará
Ordem do Dia 13/05/2026

Parlamentares debatem políticas públicas para Maracanaú e comentam agenda de ministra no Ceará

Autor: Giovanna Munhoz, Guilherme de Andrade, Luciana Menezes e Odara Creston
Saúde pública e convocação de concursados marcam debates nesta terça
Ordem do Dia 12/05/2026

Saúde pública e convocação de concursados marcam debates nesta terça

Autor: Giovanna Munhoz, Ariadne Sousa e Odara Creston