Ordem do Dia

Firmo Camurça parabeniza os 40 anos de emancipação política de Maracanaú

Por Waldyh Ramos
02/03/2023 15:33 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

O deputado Firmo Camurça (União), na ordem do dia da sessão plenária desta quinta-feira (02/03) da Assembleia Legislativa, destacou em seu pronunciamento os 40 anos de emancipação do município de Maracanaú. 

Segundo o parlamentar, a história política dele se confunde com os anos de emancipação de Maracanaú. “Tenho 32 anos de vida pública em Maracanaú e, na próxima segunda-feira (06/03), o município completa 40 anos de existência. Maracanaú se emancipou de Maranguape há quarenta anos”, afirmou. 

Firmo Camurça informou que, a partir da emancipação, Maracanaú começou a desenvolver, começou a crescer e hoje é uma das maiores cidades do estado do Ceará e uma referência em nível de Brasil pelo modelo de gestão, graças a todos os gestores do município, desde Almir Dutra, primeiro prefeito de cidade, que foi assassinado, passando por Júlio César Costa Lima, que teve a oportunidade de ser prefeito por 12 anos, pai do deputado Júlio César; Antônio Correia Viana, Dionísio Broxado Lapa - cada um desses prefeitos, segundo Firmo Camurça, procurou dar uma parcela de contribuição para que Maracanaú pudesse ser a cidade que é hoje.

O deputado destacou a administração do prefeito Roberto Pessoa, considerado por ele um grande gestor que mudou o perfil do município e o jeito de governar. Ele lembrou que Roberto Pessoa foi deputado estadual de 1991 a 1994 e deputado federal. Já foi eleito prefeito de Maracanaú duas vezes, "quando eu tive a oportunidade de ser vice-prefeito, e retornou novamente como prefeito de Maracanaú, uma cidade que cresce todos os dias - para que a gente possa ter uma compreensão do que representa o município. Maracanaú possuía vocação industrial, mas hoje apenas 40% do Produto Interno Bruto (PIB) é representado pela indústria e 60% pelo comércio e serviços”, informou. 

E, para reforçar essa nova realidade de Maracanaú, Firmo Camurça disse que participou, nesta quinta-feira, junto com o prefeito Roberto Pessoa, da instalação da rede de supermercados Mix Mateus, para “coroar o processo de crescimento que vive hoje Maracanaú”.

O parlamentar informou ainda que apresentou um requerimento na Casa, subscrito pelo deputado Júlio César Filho (PT), para que seja realizada uma sessão solene no dia 14 de março para homenagear o município de Maracanaú. “Essa grande cidade progressista que se emancipa todos os dias”, acrescentou.

Edição: Clara Guimarães

Veja também

Outros assuntos tratados na sessão foram a negociação de policiais penais com o Governo e a chegada do Programa Águas do Sertão em Santa Quitéria
Ordem do Dia 31/03/2026

Economia, direitos das pessoas surdas e Garantia Safra entram na discussão da ordem do dia

Autor: Ariadne Sousa, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Luciana Meneses
Plenário 13 de Maio