Ordem do Dia

Heitor Férrer critica lentidão nos julgamentos do TCM e do TCE

Por ALECE
01/10/2013 18:01 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Heitor Férrer (PDT) Deputado Heitor Férrer (PDT) - Foto: Paulo Rocha

O deputado Heitor Férrer (PDT) chamou atenção, nesta terça-feira (01/10), durante o tempo de liderança da sessão plenária, para a demora nos julgamentos do Tribunal de Contas do Município (TCM) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O parlamentar citou como exemplo uma comunicação que recebeu no dia 5 de setembro deste ano de uma denúncia realizada por ele em 2006. “Foi sobre a prorrogação de um contrato que fere a Lei Nacional 8.666 e para nossa alegria nos foi dado razão, mas para nossa tristeza o instrumento irregular permaneceu”, afirmou. O deputado disse que o julgar tarde é a própria impunidade e abre o caminho para corrupção.

Heitor Férrer citou a matéria publicada pelo Diário do Nordeste apontando que existem contas sem julgamento há 40 anos no TCE. “Isso é o certificado da impunidade”, disse. O deputado citou ainda a declaração do presidente do TCE, Valdomiro Távora, que justificou a demora pela carência de pessoal e falta de interesse dos conselheiros mais antigos em apreciar esses processos. “E os salários são de R$ 27 mil, o que não seria um problema no caso deles fazerem o trabalho deles”, afirmou.

O parlamentar afirmou que está requerendo que Valdomiro Távora encaminhe para Assembleia Legislativa, em forma de ofício, as necessidades e carência de cada setor. “Porque aquele órgão é auxiliar deste poder legislativo”, explicou. “É lamentável que uma corte de contas não cumpra seu papel constitucional de julgar”, concluiu.
HS/AT

Heitor Férrer critica lentidão nos julgamentos do TCM e do TCE

O deputado Heitor Férrer (PDT) chamou atenção, nesta terça-feira (01/10), durante o tempo de liderança da sessão plenária, para a demora nos julgamentos do Tribunal de Contas do Município (TCM) e no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O parlamentar citou como exemplo uma comunicação que recebeu no dia 5 de setembro deste ano de uma denúncia realizada por ele em 2006. “Foi sobre a prorrogação de um contrato que fere a Lei Nacional 8.666 e para nossa alegria nos foi dado razão, mas para nossa tristeza o instrumento irregular permaneceu”, afirmou. O deputado disse que o julgar tarde é a própria impunidade e abre o caminho para corrupção.

Heitor Férrer citou a matéria publicada pelo Diário do Nordeste apontando que existem contas sem julgamento há 40 anos no TCE. “Isso é o certificado da impunidade”, disse. O deputado citou ainda a declaração do presidente do TCE, Valdomiro Távora, que justificou a demora pela carência de pessoal e falta de interesse dos conselheiros mais antigos em apreciar esses processos. “E os salários são de R$27 mil, o que não seria um problema no caso deles fazerem o trabalho deles”, afirmou.

O parlamentar afirmou que está requerendo que Valdomiro Távora encaminhe para Assembleia Legislativa, em forma de ofício, as necessidades e carência de cada setor. “Porque aquele órgão é auxiliar deste poder legislativo”, explicou. “É lamentável que uma corte de contas não cumpra seu papel constitucional de julgar”, concluiu.

HS

Veja também

Parlamentares debatem desamparo de trabalhadores de terceirizada, segurança pública e turismo
Deputados debatem saúde, infraestrutura, turismo e outros temas nesta quarta-feira
Ordem do Dia 22/04/2026

Deputados debatem saúde, infraestrutura, turismo e outros temas nesta quarta-feira

Autor: Ricardo Garcia, Narla Lopes, Luciana Meneses, Odara Creston, Ariadne Sousa, Guilherme de Andrade
Deputados abordam cenário político, infraestrutura e demandas sociais
Ordem do Dia 16/04/2026

Deputados abordam cenário político, infraestrutura e demandas sociais

Autor: Ariadne Sousa, Narla Lopes, Giovanna Munhoz, Ricardo Garcia, Guilherme de Andrade