Lula Morais ressalta lançamento oficial da Máquina de Biopeixe
Por ALECE20/11/2012 18:13 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

Durante o segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (20/11), o deputado Lula Morais (PCdoB) ressaltou o lançamento oficial da Máquina de Biopeixe, na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), ocorrido na segunda-feira (19/11).
De acordo com o parlamentar, o equipamento tem como principal objetivo proporcionar uma destinação adequada aos resíduos gerados pela atividade da piscicultura no beneficiamento da “Tilápia do Nilo”, um pescado cultivado em tanques, presente nos principais açudes do Estado do Ceará. “A máquina vai garantir a maior preservação do meio ambiente. Somos o maior produtor de tilápia do Brasil, e onde essas vísceras são jogadas? Provavelmente nos rios, contaminando a água”, alertou o comunista.
Além do fator ambiental, na avaliação do deputado, o equipamento irá agregar economia aos piscicultores. "As vísceras serão transformadas em óleo para o biodiesel, e a Petrobras garante a compra", acrescentou. Segundo Lula Morais, o equipamento foi idealizado pelo Laboratório de Referência em Bicombustíveis do NUTEC, em parceria com o Centro de Referência em Automação e Robótica – CENTAURO e a empresa EKIPAR -Engenharia de Processos Químicos. A construção contou com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB e Governo do Estado.
Educação
Lula Morais comemorou, ainda, o lançamento, pelo Governo Federal, do Programa Alfabetização na Idade Certa. "O nosso Estado exportou, de forma muito especial, o Programa de Alfabetização na Idade Certa, com a força e o apoio dos professores do Ceará, um estado que vem avançando em passos mais largos que os demais", disse.
RW/JU
Veja também

Temas relacionados a cultura, saúde e economia pautam a ordem do dia da sessão desta quinta
Autor: Ricardo Garcia, Giovanna Munhoz, Luciana Meneses, Lincoln Vieira, Narla Lopes
Saúde é principal tema discutido durante a ordem do dia e tempo de liderança desta quarta
Autor: Giovanna Munhoz, Ricardo Garcia e Luciana Meneses