Ordem do Dia

Sérgio Aguiar denuncia apreensão de pescado por falta de CIF

Por ALECE
22/05/2012 17:02 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Sérgio Aguiar (PSB) - Foto: Marcos Moura

 

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) fez pronunciamento nesta terça-feira (22/05), durante a ordem do dia, para expressar preocupação com os que fazem a pesca na região Norte. Segundo ele, no último dia 16, foram apreendidos quatro veículos com pescado, que estariam transportando camarão e peixes de forma irregular. A ação envolveu agentes da Polícia Federal e órgãos do Piauí.

De acordo com o parlamentar, as autoridades da pesca precisam conceder um prazo para o setor pesqueiro se adeque às exigências legais, por meio de um termo de ajuste de condutas. Sérgio Aguiar lembrou que o Ceará exerce um intenso comércio de pescado com os estados vizinhos e se não houver um prazo adequado, o setor pesqueiro poderá enfrentar fortes problemas, podendo gerar até desabastecimento de Fortaleza.

Sérgio Aguiar disse ainda que o Ministério da Agricultura precisa conceder o Certificado de Inspeção Federal (CIF) para que o pescado possa ser transportado sem que haja novas apreensões do produto. A falta da certificação, segundo o parlamentar, é decorrente da não existência de um terminal pesqueiro em Camocim.   
JS/JU

Veja também

Outros assuntos tratados na sessão foram a negociação de policiais penais com o Governo e a chegada do Programa Águas do Sertão em Santa Quitéria
Ordem do Dia 31/03/2026

Economia, direitos das pessoas surdas e Garantia Safra entram na discussão da ordem do dia

Autor: Ariadne Sousa, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Luciana Meneses
Plenário 13 de Maio