Notícias

Ciadi adere a campanha pelo uso de meias coloridas para sensibilização sobre síndrome de Down

Por Lincoln Vieira/com Assessoria
18/03/2024 10:53 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Ciadi realiza campanha das meias diferentes e coloridas - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participa, por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), de ações com foco na sensibilização sobre a síndrome de Down. Entre as atividades está a campanha pelo uso de meias diferentes e coloridas.  

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03), a mobilização internacional Lots of Socks convida as pessoas para um gesto simbólico na data: usar meias coloridas e diferente como forma de chamar a atenção e abrir espaço para o diálogo, uma forma de também celebrar as diferenças entre todas as pessoas.  

O Ciadi, órgão da Alece que acompanha crianças com síndrome de Down (trissomia 21) e crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), aderiu com a equipe multidisciplinar à campanha do amigo secreto de meias. Além de ser um momento de confraternização, a atividade permitiu que se presenteassem com pares de meia e trocassem uma das meias entre si.  

Profissionais que atendem diariamente as crianças do Ciadi com terapias individualizadas para promoção do desenvolvimento usarão as meias ao longo da próxima semana e, especialmente, no dia 21 de março, para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down.  

A coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz, convida todos a aderirem à campanha. Ela explica que, no dia 21, próxima quinta-feira, “estaremos usando as meias coloridas, meias divertidas para mostrar que as diferenças não têm importância para cada um de nós. Faça parte desse momento conosco!”.  

Na programação, o Ciadi vai realizar blitz de conscientização no entorno da Alece a partir das 8h, abordando servidores, visitantes e transeuntes para falar sobre a síndrome de Down, descontruindo assim preconceitos.  

A partir das 13h30 acontece o “II Seminário Ciadi - síndrome de Down: essência de puro amor” no auditório Murilo Aguiar da Alece. O evento conta com a parceria da Associação Fortaleza Down e aborda o lema da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down de 2024, “Menos estereótipos, mais oportunidades”, com palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas.  

A Alece promove ainda sessão solene às 17h, no Plenário 13 de Maio, em homenagem à data. 

Ao longo da última semana, o Ciadi realizou atividades de sensibilização à população em unidades do Vapt Vupt em Fortaleza e participou do evento Um Show de Inclusão, realização da Associação Fortaleza Down. 

Edição: AdrianaThomasi

Veja também