Solenidade na Alece entrega medalhas a 74 alunos do CE premiados na Maratona Tech
Por Ariadne Sousa07/02/2025 17:26
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), sediou nesta sexta-feira (07/02), a cerimônia de premiação dos 74 estudantes, das redes públicas e particulares do Ceará, medalhistas regionais da Maratona Tech, uma das maiores olimpíadas de tecnologia da educação básica do país.
O diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, ressaltou que a competição contribui para o incentivo da formação científica dos alunos. “Essa é uma olimpíada que tem uma característica computacional porque o estudante participa de forma remota e é importante porque ela agrega muito um conhecimento técnico, científico e tecnológico”, apontou o diretor.
Segundo João Milton, a cerimônia é uma forma de reconhecer os esforços dos jovens, assim como estimular que eles mantenham a dedicação nos estudos. “O Inesp atua apoiando todas essas atividades, não só a Maratona Tech, mas também outras olimpíadas, dando apoio à logística, à organização da solenidade, e à visibilidade para motivar cada vez mais a juventude cearense a participar desse tipo de competição científica”, completou.
No encontro, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, parabenizou os ganhadores pela conquista, assim como pelo compromisso com os estudos. Ela exaltou ainda o papel das escolas e famílias como suporte para que os adolescentes cheguem cada vez mais longe por meio da educação.
“Venho aqui também deixar para vocês meu depoimento de uma menina que veio de uma cidade pequena e escutou, durante a infância inteira, os pais falando que a educação é tudo na nossa vida, que ela tem que vir em primeiro lugar. Porque é ela que nos dá um bom encaminhamento, que transforma, que pode fazer com que a gente mude a nossa história e a da nossa família”, declarou Tainah Marinho.
De acordo com o analista de projetos e inovação da Associação Cactus - realizadora da Maratona Tech -, Mike Vianna, a primeira fase da competição contou com 200 mil participantes, e, após a segunda etapa, 525 estudantes de todo o Brasil se classificaram como medalhistas. Desse total, 74 alunos são do Ceará, distribuídos em 45 escolas públicas e privadas, de 23 municípios diferentes.
“Mas a gente sabe que não é só número, são alunos que realmente estão se tornando protagonistas da sua jornada. Alunos que estão dando mais um passo no caminho que eles vão seguir, onde eles podem começar a decidir melhor o seu futuro”, ponderou o analista.
A entrega da premiação foi realizada, de acordo com o desempenho dos alunos, com medalhas de ouro, prata, bronze, além disso, instituições de ensino que se destacaram na formação dos jovens receberam menção honrosa durante a solenidade.
.jpeg)
Maya Capdevila, medalhista de ouro de escola situada em Jijoca - Foto: Máximo Moura
Entre as dez medalhistas de ouro do Ceará, está Maya Capdevila, de 13 anos e que cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação, com sede em Jijoca de Jericoacoara. Para ela, a premiação é fruto do compromisso diário que ela tem com sua educação.
“Eu percebi que o estudo pode me levar a muitos, muitos lugares e eu percebi que é isso que eu quero para a minha vida. O prêmio me incentivou ainda mais, pretendo estudar mais para conseguir passar esse ano de novo, os próximos, não só nessa Olimpíada, mas nas outras também”, afirmou a estudante.
Jijoca de Jericoacoara foi um dos municípios cearenses que mais teve estudantes premiados na Maratona, totalizando seis medalhas. O resultado, na avaliação da professora Jennifer Dutra, que atua na Escola José Brandão de Albuquerque, veio a partir de um trabalho que vem sendo realizado em parceria entre a iniciativa pública e a Associação Cactus para a oferta de turmas olímpicas na rede municipal de ensino, que é mais focado nos alunos de alto desempenho.
“As aulas funcionam no sábado, então o aluno já abre mão do sábado de manhã para estudar. E o aluno que faz isso, para focar na matemática, a gente já vê que tem uma atenção maior sobre a educação dele. Tanto que quatro desses meninos premiados, na verdade todos os alunos premiados agora, são alunos das turmas olímpicas”, apontou a professora.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece homenageia atuação de mulheres em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Autor: Ariadne Sousa