Homenagem na Alece destaca relevância de instituições filantrópicas para o Ceará
Por Pedro Emmanuel Goes01/09/2025 18:46 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, na noite desta segunda-feira (01/09), em sessão solene no Plenário 13 de Maio, as instituições filantrópicas de saúde cearenses. O deputado Sargento Reginauro (União), propositor da homenagem, frisou que essas instituições, organizações não governamentais (ONGs), prestam serviço de extrema relevância ao Estado.
A solenidade também atendeu a solicitação dos deputados Davi de Raimundão (MDB), Felipe Mota (União), Firmo Camurça (União), Queiroz Filho (PDT), Antônio Henrique (PDT) e Carmelo Bolsonaro (PL).

Deputado Sargento Reginauro (União) falou sobre a importância das instituições filantrópicas de saúde para a população cearense - Foto: Érika Fonseca / Alece
Sargento Reginauro ainda ressaltou que as instituições do terceiro setor em saúde deveriam ser entendidas como “braços do poder público, chegando às pessoas em situação de vulnerabilidade que o Estado não alcança”. “Vocês realizam um trabalho humano, com mais amor que estrutura, que precisa de mais visibilidade, apoio e infraestrutura”, defendeu.
O parlamentar exaltou ainda as instituições que tratam de pessoas em processo de enfrentamento a diversos tipos de câncer. De acordo com ele, esse cuidado ajuda a enfrentar as doenças com mais força e serenidade, pois os pacientes encontram nesses espaços o acolhimento necessário.
Na oportunidade, o parlamentar solicitou minuto de silêncio em homenagem à jornalista Júlia Ionele, que faleceu no último domingo (31/08), em decorrência de uma leucemia.

O advogado e voluntário da Associação Peter Pan, Dênis Mateus, discursou em nome dos homenageados na sessão solene - Foto: Érika Fonseca / Alece
Representando os 16 homenageados da noite, entre membros e gestores de associações como Lar Amigos de Jesus, Iprede, Bom Samaritano, entre outras, Dênis Mateus, advogado e voluntário da Associação Peter Pan, ressaltou que “servir” e amparar o próximo são propósitos da humanidade.
“Quando ajudamos alguém, estamos seguindo as palavras de Jesus, por isso eu sou fã de cada associação e voluntário aqui presente, pessoas que usam seu tempo para acolher e causar alguma alegria, satisfação ou conforto àqueles que precisam sem nem os conhecerem”, agradeceu.
A mesa da homenagem foi composta também por representantes das associações Beija-Flor e Bom Samaritano, do Lar Bom Amigo de Jesus, do Instituto Vida Videira, do Iprede e da Associação Peter Pan.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Projeto da Alece TV explica termos do Legislativo em linguagem simples
Autor: Amanda Andrade*, com Assessoria
Comissão de Cultura e Esportes debate instalação de empresa pública de cinema no Ceará
Autor: Lincoln Vieira