Notícias

Jovens de Itaitinga e de Fortaleza conhecem o funcionamento da Alece por meio do programa O Parlamento e sua História

Por Luciana Meneses e Wanessa Tavares
18/09/2025 17:01 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Na tarde de terça-feira (16/09), alunos da EEF Henrique Gonçalves da Justa conheceram o acervo do Malce - Foto: Érika Fonseca / Alece

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, na terça (16/09) e quinta-feira (18/09), alunos de instituições situadas nos municípios de Itaitinga e Fortaleza. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como importância dele para a sociedade. 

Na terça-feira (16/09), no período da tarde, a Alece recebeu 37 alunos do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Henrique Gonçalves da Justa, localizada no bairro Jabuti, na cidade de Itaitinga. Os jovens estavam acompanhados pelos docentes Cleide de Lima (Língua Portuguesa), Wellerson Sátiro (Matemática), Victor Hugo de Lima (Ciências) e César Sobreira (História e Geografia).

Deputado Antônio Henrique (PDT) conversou com os estudantes da EEF) Henrique Gonçalves da Justa - Foto: Érika Fonseca / Alece

O grupo recebeu as boas-vindas do deputado Antônio Henrique (PDT), no Plenário 13 de Maio. O parlamentar explicou o funcionamento da Alece, como são realizadas as sessões plenárias, as audiências públicas e as sessões solenes. Ele também falou sobre as ações e bandeiras do mandato dele, como a inclusão da juventude na sociedade e na educação.

A aluna Maria Cecília Rodrigues, de 14 anos, disse ser uma aluna dedicada na disciplina de Ciências e pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de Medicina Veterinária. Ela comentou que a visita à Assembleia Legislativa é uma oportunidade interessante por se tratar de um órgão político que discute assuntos diversos, como saúde, educação e economia do Ceará. 

Alunos do CIEE visitaram a exposição "Alece 190 anos: a Casa do Povo" - Foto: Bia Medeiros / Alece

Já na quinta-feira (18/09), três instituições conheceram as dependências do Legislativo Estadual. Pela manhã, foram 41 alunos da disciplina de “Comércio e Varejo, Arco Bancário e Telesserviços", do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Fortaleza. 

O grupo foi recepcionado pelos deputado Guilherme Sampaio (PT) e David Vasconcelos (PL). Guilherme Sampaio explicou a dinâmica do funcionamento do Poder Legislativo.  “A população está acostumada a ver imagens nossas durante as sessões plenárias, mas o trabalho do parlamentar vai bem além disso. Antes de discurtirmos temáticas e leis no Plenário, estamos nas ruas ouvindo a população e trazendo suas demandas em forma de requerimentos e projetos, debatendo em audiências públicas e aperfeiçoando as propostas em forma de requerimentos e projetos de lei nas comissões, para só então disponibilizá-las para apreciação em plenário”, acrescentou o parlamentar. 

Estudantes da EEMTI Estado do Amazonas puderam conhecer a história do Legislativo - Foto: Máximo Moura/ Alece

Durante a tarde, visitaram a Alece 37 jovens dos 1º, 2º e 3º anos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Estado do Amazonas, do bairro Bela Vista, em Fortaleza, e cinco alunos do curso de “Recepcionista de Eventos” do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

No trajeto da visita pela Casa, os alunos da EEMTI Estado do Amazonas estavam acompanhados pelos professores Valeviska Barbosa (Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Douglas Santana (Filosofia e História).

O aluno Luiz Henrique Magalhães, de 15 anos, afirmou que “conhecer a atuação de um deputado, as tramitações das leis e a história política do Ceará e do Brasil é útil para o acréscimo nos estudos de atualidades e para a preparação no futuro ingressar no concurso da Polícia Federal”. 

Estudantes do Senac visitaram o Plenário 13 de Maio - Foto: Máximo Moura / Alece

Já o grupo de estudantes do Senac era composto por Mayra de Azevedo, Francisco de Mesquita, Francilene Rafael da Silva, Fernando Othon Almeida, André Batista, acompanhados pela professora do curso de Gastronomia e Hotelaria, Inês Montenegro.

André Batista, de 42 anos, agente de Saúde de Fortaleza, garçom de buffets e estudante do Senac, considerou importante a visita à Alece, por ser uma oportunidade de aprender mais sobre a história política da Capital e do Estado, adquirindo qualificação no mercado de trabalho.

Todas as turmas de visitantes conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. 

As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.         

As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613. 

Edição: Geimison Maia

Veja também