Guardas Municipais de Fortaleza recebem homenagem na Alece
Por Ariadne Sousa29/09/2025 18:47 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (29/09), sessão solene em comemoração aos 66 anos da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Na ocasião, foram reconhecidos os esforços do órgão e de seus servidores para a promoção da segurança da população fortalezense.
O deputado Stuart Castro (Avante), propositor da solenidade, destacou o crescimento que a instituição teve desde a sua fundação em 1959, tendo ampliado seu efetivo, de 150 servidores para mais de 2.800 colaboradores, assim como suas atribuições. “Sempre atuando de forma educativa, preventiva e ostensiva, a Guarda Municipal de Fortaleza construiu credibilidade e respeito, pautada em valores como ética, disciplina, compromisso, profissionalismo, respeito e transparência”, afirmou.
Para o parlamentar, o aniversário da GMF é uma oportunidade para que sejam exaltadas as vitórias e os desafios superados ao longo da atuação do órgão. “Não podemos falar da história da Guarda Municipal sem reconhecer as lutas e conquistas: o reconhecimento como instituição de segurança pública; o direito a uso progressivo da força para a manutenção da ordem e cidadania; a integração com as demais forças policiais; e a ampliação do efetivo”, exemplificou Stuart Castro.
Além disso, o deputado defendeu que haja mais reconhecimento dos serviços prestados pela categoria, inclusive com relação à equiparação salarial com as demais forças de segurança e a aplicação de planos de cargos e carreiras justos. “Vocês, homens e mulheres de azul, merecem, não apenas aplausos, mas políticas públicas que lhes deem condições dignas de trabalho e valorização profissional. Parabéns, Guarda Municipal de Fortaleza, pelos seus 66 anos, que este aniversário seja também um marco de um novo ciclo de reconhecimento e avanços para todos os guardas do nosso Ceará”, finalizou.
HOMENAGENS
Representando todos os agraciados, a inspetora e diretora-geral da GMF, Cristiane Fernandes, disse que a guarda municipal é a instituição, entre as demais forças de segurança, que está mais próxima das comunidades e dos cidadãos. “Hoje nós temos uma base móvel em cada regional, porque nós entendemos que essa vinculação no território é a força essencial da guarda municipal” apontou.
A diretora-geral lembrou que desde 2018 a GMF é autorizada a utilizar armamento e que até hoje não houve registro de incidentes relacionados a tiros. Segundo ela, o dado é fruto das qualificações e treinamentos realizados periodicamente. “Nós somos participantes do Sistema Único de Segurança Pública e como tais, somos responsáveis, integrados com os demais órgãos de segurança pública, por oferecer a melhor segurança para a nossa cidade”, completou Cristiane Fernandes.
A lista de homenageados conta também com Clece Maria Fontenele; Jonas Gonçalves Rodrigues; Everardo Luiz Sampaio; Francisco Alexandro Pereira; Francisco André da Silva; Francisco de Assis Lins; Geraldo Rodrigues Junior; Germana Elisa Rocha; Katya Priscylla Costa; Lagildo Lima dos Santos; Mônica Lopes da Silva; Onofre Faustino Neto; Paulo Carvalho de Mesquita; Samuel Alves da Silveira; Silvano de Araujo Felix; Herlanio Evangelista Silva; Esli Pompeu Rufino; e Yuri Morais Bernard.
Na mesa da cerimônia, estiveram presentes o coordenador-executivo na Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza, delegado Andrade Júnior; e a Major Silvânia, representando a 10ª Região Militar.
Veja também

Alece lança Projeto LegiSimples com foco na linguagem simples e no direito visual
Autor: Ana Vitória Marques, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Fechamento de agências bancárias no CE é criticado durante audiência pública
Autor: Juliana Melo