Notícias

Alece homenageia o São João de Maracanaú pelos 20 anos de realização

Por Ariadne Sousa
09/10/2025 19:32 | Atualizado há 12 horas

Compartilhe esta notícia:

- Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta quinta-feira (09/10), sessão solene em alusão ao aniversário de 20 anos do São João de Maracanaú. A cerimônia reconheceu a importância do evento para o município e para a população local, assim como para o cenário de eventos do Ceará.

A solenidade teve iniciativa do deputado Firmo Camurça (União), que ressaltou as contribuições das festividades para o fortalecimento da cultura e aquecimento da economia local. “São 20 anos de tradição que transformaram noites juninas em memórias coletivas, que fizeram do nosso município um destino, uma referência para quem ama o nordeste, com a sua música, dança, cores, tradição e fé”, destacou. 

Segundo ele, o evento projeta o município no circuito nacional junino. Firmo Camurça citou que, neste ano de 2025, o São João de Maracanaú registrou 3 milhões de espectadores. “Esses números não são meras estatísticas, são empregos, são rendas, são oportunidades, para as famílias, para os microempreendedores que, além, de festa, tem como garantia o seu sustento e como manter também os seus negócios”, ponderou o parlamentar. 

Na avaliação do deputado Júlio César Filho (PT), subscritor da solenidade, além de reconhecimento às contribuições das quadrilhas juninas, é necessário que haja mais apoio e mais políticas públicas voltadas à valorização do movimento junino. “Todos nós que somos maracanauenses nos envolvemos e nos orgulhamos, e é por isso que eu queria deixar a minha mais profunda homenagem reconhecendo a grandeza do nosso São João que tem a colaboração de todos vocês e todos nós aqui”, completou. 

HOMENAGENS 

Para o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, agradeceu a homenagem e declarou sua satisfação e alegria pelo momento de reconhecimento. De acordo com ele, o evento gera mais de 4.000 empregos diretos, promovendo o empreendedorismo, a cultura e o artesanato. Entre os motivos pelo sucesso da festividade junina, o prefeito salienta o cuidado com a oferta de uma estrutura adequada e com a promoção da segurança dos espectadores.

A deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE) dedicou a homenagem a todos os quadrilheiros e lembrou sobre a trajetória de crescimento da festividade. “Duas décadas de tradição, de cultura, de alegria e de desenvolvimento. O São João de Maracanaú, que é o maior são-joão do planeta terra, como diz o meu pai, é mais do que um evento, é um símbolo da nossa identidade nordestina, da força do nosso povo, e da nossa capacidade de transformar a cultura de oportunidades”, disse a deputada. 

A lista de homenageados conta também com os secretários municipais de Maracanaú Antônia Araújo da Silva Almeida, Daniel Sidrim Vasconcelos, e Luís Gadelha da Silva Júnior; o vereador Francisco Ivonaldo Pereira Lima e as quadrilhas Junina Arrasta Pé dos Caipiras, Junina Nova Emoção, Grupo Junino Chapéu de Couro, Junina Sertão Dourado, e Junina Haja Paixão. 

Além desses, receberam certificados de reconhecimento da Alece: Wendell do Carmo Maciel; Célia Maria Freire Roque; Sérgio Dias da Paz; Fabíola Teixeira (in memorian); Guilhermino Benevides; Maria Neusalidia Ferreira Evangelista; Gerardo Rodrigues de Albuquerque Neto; Rafael Vieira Montes Aldir; Jeovana de Vasconcelos Paula Passos; e Maria Aparecida Nazaré da Costa. 

Na mesa da cerimônia, estiveram presentes ainda o homenageado e vice-prefeito de Maracanaú, Gerson Cecchini de Souza; o secretário de Inclusão de Maracanaú, Carlos Matos; o presidente da Câmara de Vereadores de Maracanaú, Raphael Pessoa; e o ex-deputado federal Arnon Bezerra.


 

Veja também