Oradores

David Vasconcelos aponta falta de ações na saúde e segurança no Estado

Por Giovanna Munhoz
14/10/2025 11:24 | Atualizado há 9 horas

Compartilhe esta notícia:

Deputado David Vasconcelos (PL) - Foto: Junior Pio

O deputado David Vasconcelos (PL) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (14/10), a falta de investimentos na saúde e segurança pública no Ceará. 

O parlamentar destacou a escassez de medicamentos básicos além de problemas em equipamentos na Santa Casa de Sobral. “Uma jovem internada na unidade precisou de dois medicamentos básicos. A família recebeu a receita e foi orientada pelo médico a comprar os remédios por conta própria. Podemos ver também casos de pacientes precisando sair do hospital para fazer exames em outro local porque máquinas estão quebradas”, disse. 

David Vasconcelos apontou a promessa, por parte do Governo do Estado, de aporte financeiro para a instituição de saúde. “Tem aporte prometido que até agora não saiu do papel. Existe mesmo essa preocupação com a saúde pública do Ceará? Vidas estão se perdendo”, opinou.

Durante seu pronunciamento, o deputado ressaltou ainda falta de ações pelo fortalecimento da segurança pública. “Antigamente, morar no interior do Estado era bom. Atualmente, as pessoas são expulsas das suas casas pelos criminosos. O policiamento é escasso e existem casos em que três viaturas precisam cobrir sete municípios cearenses”.

O parlamentar ainda lamentou a morte de uma criança de quatro anos, baleada no último domingo (12/10), no distrito Rafael Arruda, em Sobral. “No Dia das Crianças morre uma criança de quatro anos. Enzo Gabriel foi baleado e essa é a realidade da insegurança cearense. O Estado diz que é preciso mudança na legislação, mas isso não resolve a carência de viaturas, equipamentos policiais e de estrutura nos presídios”, apontou.

Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) avaliou que estados governados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) estão com os piores indicadores de homicídios. “Todos os estados estão sujeitos à mesma Constituição, mas os estados governados pelo PT estão com os piores indicadores do Brasil. A média nacional baixou esse ano, mas a do Ceará aumentou, chegando a 37 homicídios para 100 mil habitantes”, informou. 

MINUTO DE SILÊNCIO

O plenário da Alece, a pedido do deputado David Vasconcelos, prestou homenagem póstuma ao menino Enzo Gabriel, assassinado no último domingo em Sobral. O parlamentar lamentou a morte precoce da criança e se solidarizou com familiares e amigos.

Edição: Lusiana Freire

 


 

Veja também