Tomaz Holanda defende construção de estrada de acesso à aldeia Lagoa Encantada
Por Ariadne Sousa24/03/2026 10:55 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:
O deputado Tomaz Holanda (Mobiliza) apontou a necessidade de pavimentação de acesso à aldeia Lagoa Encantada, em Aquiraz, local onde vive o povo indígena Jenipapo-Kanindé. O parlamentar afirmou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (24/03), que a obra é fundamental para que a comunidade usufrua de direitos básicos, como saúde e educação.
Segundo o deputado, a estrada de terra impõe diversos desafios ao território, em especial no período da quadra chuvosa. “Quando chove, a lama impede a passagem e as famílias ficam isoladas”, detalhou Tomaz Holanda. Em épocas quentes, a poeira também impõe desafios aos moradores da aldeia. “A precariedade da via compromete o acesso de ambulâncias, que, muitas vezes, precisam de agilidade para salvar vidas, e o tempo perdido no trajeto pode significar risco real à vida de um cidadão”, exemplificou.
Ele alertou ainda para o impacto na economia local, destacando que a falta de pavimentação inviabiliza a comercialização dos produtos agrícolas cultivados no local. “O turismo, que poderia favorecer a economia local e fortalecer a cultura indígena, também é prejudicado”, completou Tomaz Holanda.
Outro aspecto pontuado pelo parlamentar foi o impacto no acesso à educação. De acordo com ele, os estudantes convivem com a insegurança no transporte, risco de acidentes e danos aos veículos. “Não raramente, ocorre a perda de aulas por conta da condição da estrada. Estamos falando de crianças e jovens que têm seu direito à educação comprometido por falta da infraestrutura básica”, salientou.
Diante do exposto, Tomaz Holanda explicou que vem atuando para articular uma solução. “Hoje não trago apenas um problema, trago uma solução concreta, responsável e estruturante. O projeto de pavimentação já foi protocolado e tramitado junto à Secretaria de Obras Públicas (SOP)”, relatou. O investimento, conforme o deputado, é de aproximadamente R$ 7,1 milhões.
Ainda sobre o projeto da obra, o parlamentar contou que foi feita a escolha do piso intertravado, que, para ele, tem uma motivação não apenas técnica, mas também simbólica. “É um encontro entre a engenharia moderna e a sabedoria ancestral, o desenvolvimento acontecendo sem agredir a cultura e o território indígena”, disse.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também