Notícias

Programa Autores e Ideias entrevista a escritora Claudia Roquette-Pinto

Por ALECE
23/06/2026 11:13 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Programa Autores e Ideias entrevista a escritora Claudia Roquette-Pinto

Nesta terça-feira (23/06), às 20h, o programa Autores e Ideias, da Alece FM (96,7 MHz), recebe uma das vozes poéticas mais importantes da literatura brasileira, a escritora Claudia Roquette-Pinto, autora do lançamento “A Extração dos Dias – Poesia Reunida (1984-2005)”, publicação da coleção Círculo de Poemas (Editora Fósforo).

A obra reúne parte significativa da produção poética da autora carioca e oferece ao público uma ampla visão de seu percurso literário ao longo de mais de duas décadas. Reconhecida pela força imagética de seus versos e pela construção refinada da linguagem, Claudia Roquette-Pinto faz poesia sob o signo da sensibilidade e da experimentação poética, construindo um diálogo com as artes plásticas e ampliando as possibilidades da poesia em língua portuguesa.

Claudia Roquette-Pinto nasceu no Rio de Janeiro em 1963. Graduada em tradução literária pela PUC-RJ, dirigiu o jornal Verve, de literatura e artes. Publicou os livros de poesia “Os dias gagos” (1991), “Saxífraga” (1993), “Zona de sombra” (1997), “Corola” (2000, prêmio Jabuti), “Margem de manobra” (2005, finalista do prêmio Portugal Telecom), “Alma corsária” (Editora 34, 2022, finalista dos prêmios Oceanos e Jabuti) e “A Extração dos Dias” (2025, Editora Fósforo).

O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. Em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, o Autores e Ideais é exibido às terças-feiras, a partir das 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h. As edições são disponibilizadas em formato de podcast nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer e Apple Podcasts, além da plataforma Alece Play.

Da Redação, com Alece FM

Veja também