Notícias

Parlamentares eleitos participam de encontro de integração promovido pela Alece

Por Ariadne Sousa e Giovanna Munhoz
04/11/2026 11:54 | Atualizado há 14 minutos

Compartilhe esta notícia:

Parlamentares eleitos participam de encontro de integração promovido pela Alece - Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta quarta-feira (04/11), os parlamentares estaduais eleitos para a legislatura 2027–2030. O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da Casa, além de proporcionar uma aproximação com os setores responsáveis pelo apoio às atividades legislativas.

» Acesse o Banco de Imagens para conferir mais registros fotográficos do evento

O momento, de acordo com o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), faz parte de uma iniciativa da Mesa Diretora para promover, desde já, a aproximação dos novos deputados com o Parlamento. “Não é apenas um momento de acolhimento e integração, mas também uma oportunidade de reforçar as principais atribuições do Poder Legislativo, especialmente a elaboração de leis, a fiscalização e a atuação em defesa dos interesses da sociedade”, afirmou.

Presidente Romeu Aldigueri destacou a integração com os novos parlamentares - Foto: Júnior Pio

Para a nova legislatura, 26 deputados chegam à Alece, enquanto outros 20 conquistaram a reeleição. Segundo o presidente, é relevante que todos os parlamentares tenham acesso às informações sobre a estrutura administrativa, o funcionamento e o orçamento da Assembleia. “Cada parlamentar está recebendo exemplares da Constituição Estadual, do Regimento Interno, do livro de 190 anos da Alece e materiais informativos sobre direitos, deveres, atribuições e transparência orçamentária”, assinalou.

Sobre a nova composição do Parlamento, o presidente avaliou positivamente a renovação de mais da metade das cadeiras da Casa e destacou que a chegada de novos deputados contribui para a pluralidade de ideias e o fortalecimento do debate democrático.

PROTAGONISMO FEMININO

Durante a abertura do encontro, Tainah Marinho Aldigueri, primeira-dama da Alece e deputada federal eleita pelo Ceará, parabenizou todos os eleitos e frisou a importância do aumento da bancada feminina no Legislativo estadual, que passará de nove para 14 cadeiras na próxima legislatura. “Quando temos uma mulher celebrando a conquista de um mandato como esse, precisamos reconhecer que existe uma história de ainda mais esforço e coragem por trás dessa conquista”, destacou.

Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri reforçou a representatividade feminina na Casa - Foto: Júnior Pio

Para ela, a representatividade, além de fortalecer pautas prioritárias para as mulheres, exerce também o papel de estimular o engajamento feminino na política. “Que a maior bancada feminina da história da Assembleia seja ferramenta para que muitas outras cearenses possam liderar, possam entrar na política e, acima de tudo, permanecer dentro desse espaço”, desejou.

Em seu segundo mandato na Alece, a deputada eleita Lais Nunes (PT) também celebrou a ampliação do número de cadeiras conquistadas por mulheres. “Na condição de mulher e de mãe, a gente fica muito feliz em ver que esta Casa está avançando no número de deputadas estaduais. Com relação ao pleito passado, nós temos um aumento de mais de 30%. Eu sei que a gente ainda precisa avançar muito, mas foi um grande passo”, afirmou.

Deputada eleita Lais Nunes (PT) - Foto: Júnior Pio

Chegando à Alece pela segunda vez, Lais Nunes espera trazer para a Casa Legislativa a experiência adquirida durante oito anos no Executivo, enquanto administrou a Prefeitura de Icó por dois mandatos consecutivos, entre 2017 e 2024. “Estamos retornando a esta Casa com muita alegria, com mais experiência, com mais bagagem, entendendo as dificuldades dos municípios mais de perto na condição de prefeita, que é uma grande escola”, disse.

A expectativa é compartilhada pela deputada eleita Fabiola Carneiro (PSB). “Espero que a gente possa contribuir muito para esta Casa, para os municípios e para o Ceará como um todo”, afirmou. Na ocasião, ela também apontou como pautas prioritárias de seu mandato a primeira infância e a defesa dos direitos das mulheres.

Deputada eleita Fabiola Carneiro, ao lado do presidente Romeu Aldigueri e do marido, Regis Carneiro - Foto: Júnior Pio

Já a deputada eleita Bella Carmelo (PL) destacou que a atuação parlamentar deve ir além da apresentação de projetos e propostas voltados à melhoria da qualidade de vida da população. Segundo ela, o exercício do mandato também exige compromisso com a fiscalização das ações do poder público, o acompanhamento da aplicação dos recursos e a busca por soluções que atendam às necessidades dos cearenses.

Deputada eleita Bella Carmelo (PL) - Foto: Júnior Pio

EXPECTATIVAS PARA A NOVA LEGISLATURA

No encontro de acolhimento, além de conhecerem o trabalho desenvolvido pela Casa, os parlamentares eleitos também compartilharam suas expectativas para a nova legislatura e destacaram as principais pautas que pretendem defender ao longo dos mandatos.

O deputado Leo Suricate (Psol) apontou que terá como prioridades as políticas voltadas à periferia e ao interior do Estado, especialmente em temas como o acesso à internet e a inovação tecnológica. “O Ceará é ponta de lança para o mundo no debate de tecnologia, já tem um data center sendo construído e tem mais sendo discutidos. A gente precisa sair na frente também nesse debate, não só para o nosso povo não ser tratado como um poço de petróleo a ser minerado, mas também para a gente poder discutir o acesso, a qualidade desse acesso e como ele deve chegar na população”, pontuou.

Deputado eleito Leo Suricate (Psol) - Foto: Júnior Pio

O deputado eleito Gadyel (PT) destacou que pretende atuar em defesa da interiorização dos serviços públicos, especialmente nas áreas da saúde e da educação. Segundo o parlamentar, a proposta é ampliar o acesso da população a esses serviços, fortalecer a autonomia dos municípios e reduzir a necessidade de deslocamento dos moradores para outros centros urbanos em busca de atendimento.

Deputado eleito Gadyel (PT) - Foto: Júnior Pio

Já o deputado eleito Gardel Rolim (Republicanos) ressaltou que pretende direcionar sua atuação parlamentar para o fortalecimento da saúde pública, com foco na melhoria da estrutura dos equipamentos de saúde e na ampliação do atendimento às pessoas neurodivergentes. A agricultura também está entre suas prioridades, com a defesa da capacitação técnica dos agricultores e da universalização do acesso à água potável encanada no Estado.

Deputado eleito Gardel Rolim (Republicanos) - Foto: Júnior Pio

Médico de carreira, o deputado eleito Dr. Geronimo (PSB) afirmou que, embora ainda esteja se ambientando no Legislativo, espera corresponder à confiança dos eleitores. “Espero fazer o trabalho da melhor forma possível, defender o povo do Ceará e tentar manter o diálogo com os colegas para construir um Ceará melhor”, declarou.

Deputado eleito Dr. Geronimo (PSB) - Foto: Júnior Pio

Compareceram ao evento os deputados eleitos Davi Benevides (PSDB), Domingos Filho (PSD), Dra. Mayra Pinheiro (PL), Elizeu Monteiro (PSB), Felipe Vasques (PSDB), Franzé Carneiro (PT), Gabriel Biologia (Psol), Georgia do Marcelão (Solidariedade), Jade Romero (PT), James Bel (União), Paloma Nunes (PSB) e Pastor Frota (PL). Também participaram do evento parlamentares da atual legislatura e gestores da Alece.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também