Oradores

Júlio César Filho elogia conduta de Lula na tragédia em São Paulo

Por Pedro Emmanuel Goes
28/02/2023 10:37 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Júlio César Filho (PT) - Foto: Junior Pio

A tragédia provocada pela chuva no município de São Sebastião, localizado no litoral norte de São Paulo, tomou as principais manchetes da imprensa na última semana. O deputado Júlio César Filho (PT) trouxe o assunto à tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (28/02), chamando a atenção para o olhar “cuidadoso” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o acontecimento. “Voltamos a ter uma liderança e podemos contar com um chefe de Executivo que vai para a linha de frente quando preciso”, disse.

O parlamentar observou que Lula deixou as férias para visitar o local, reunindo-se com as lideranças locais, como  o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), para unir forças em favor da população. “É algo muito representativo deixar as diferenças políticas de lado em momentos como esse e se unir para ajudar a população”, elogiou.

O momento trouxe ao parlamentar reflexões sobre a conduta das discussões na Alece. Para ele, da mesma forma, os parlamentares devem unir forças, independente de motivações políticas, no momento de votar matérias que vêm em auxílio da população. “Devemos deixar nossas diferenças e debater no sentido de construir”, defendeu.

Júlio César Filho também chamou a atenção para a situação do campus Fátima da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Vídeos foram liberados nas redes sociais, nos últimos dias, denunciando a situação da estrutura do campus, “em péssimas condições para professores, alunos e demais funcionários”. 

O deputado explicou que já há uma licitação de R$ 2 milhões para reforma e ampliação da Uece, dos quais R$ 1 milhão já foi aprovado para utilização de forma emergencial na reforma do campus Fátima. “Essa notícia me veio quando entramos em contato com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e se alinha perfeitamente com o tratamento que as universidades do nosso Estado receberam nos últimos governos”, explicou.

O deputado Osmar Baquit (PDT), em aparte, considerou que a Uece foi muito bem tratada nos últimos governos, e que “dessa vez não seria diferente”.

Já Dra. Silvana (PL) voltou ao tema das chuvas de São Paulo e ressaltou que o Governo Federal tem, nessa atual gestão, a menor verba destinada às “tragédias” e situações de calamidade pública em 14 anos. Segundo ela, a presença de Lula é política, e a população precisa de ações mais práticas e imediatas, como habitação e dinheiro para reconstruir suas vidas. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também