Oradores

Leonardo Pinheiro lamenta impacto das chuvas no interior do Ceará

Por Gleydson Silva
28/03/2023 11:38 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Leonardo Pinheiro (PP) - Foto: Junior Pio

O deputado Leonardo Pinheiro (PP) lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta terça-feira (28/03), os estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias nos municípios do Sertão Central e do Cariri, no interior do Estado, e relatou visita aos locais afetados.

O parlamentar esteve no município de Milhã, na companhia do governador Elmano de Freitas. Segundo ele, pessoas perderam plantações, gado leiteiro e mais de dois mil moradores estão desalojados. “Entrei em um comércio onde a força da água virou um freezer. Vários postes caíram e diversas regiões ficaram sem energia”, relatou.

Leonardo Pinheiro agradeceu agilidade de Elmano de Freitas, que se dirigiu ao município para avaliar os estragos e as necessidades dos afetados, para assim melhor direcionar as ações de apoio. “Em nome do povo de Senador Pompeu e Milhã, gostaria de agradecer a sensibilidade e presteza do governador Elmano para com essas pessoas. Foram disponibilizados colchões, cestas básicas, lonas e colchonetes, itens necessários e urgentes”, apontou.

Outro destaque no pronunciamento do deputado foi a visita feita por parlamentares ao Hospital Regional do Sertão Central e Hospital Regional do Vale do Jaguaribe. De acordo com ele, os deputados, que foram às unidades de saúde, cobraram melhor aproveitamento dos hospitais.

“É preciso esclarecer que, o que se gasta para construir um hospital desse e equipá-lo todo, é o que se gasta por um ano de custeio. O custeio é caro. A Constituição Federal prega que a maior parte deveria ser Federal, no entanto hoje o Governo do Estado entra com 75% dos recursos dos hospitais do Ceará”, afirmou.

Os hospitais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe, conforme o deputado, já tratam casos de Acidente Vascular Celebral (AVC), traumato-ortopedia, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adultas e pediátricas, acompanham gestantes de alto risco, hemodiálise e outros procedimentos. Leonardo Pinheiro destacou os investimentos do Governo do Estado nos hospitais regionais e apontou ainda para a necessidade da atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Claro que temos que aumentar, mas nos últimos quatro anos não teve aumento do recurso federal. Para que os hospitais funcionem melhor é preciso recorrer ao Governo Federal para esse entre com maior participação nos custeios e assim expandir os serviços”, ponderou o parlamentar.

O deputado Almir Bié (PP), em parte, parabenizou Leonardo Pinheiro pela atenção que tem dado às famílias afetadas pelas chuvas e corroborou sobre a importância de mais recursos para a saúde no Ceará. “Tenho certeza que, em breve, o Governo Federal deve enviar mais médicos. Mas é necessária ainda uma atualização da tabela do SUS”, disse.

O deputado Nizo Costa (PT) enalteceu a política de saúde do Estado e apontou os dados de procedimentos realizados no Hospital do Sertão Central. Já o deputado De Assis Diniz (PT) questionou hospitais fechados ou com atendimentos reduzidos geridos pela Prefeitura de Fortaleza e criticou alguns parlamentares que visitaram os hospitais regionais por não fazerem o mesmo nas unidades geridas pela prefeitura da Capital.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também