Ordem do Dia

Mirian diz que pacientes com câncer vivem condição cruel por falta de leitos

Por ALECE
05/12/2012 15:38 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Dep. Mirian Sobreira (PSB) Dep. Mirian Sobreira (PSB) - Foto: Máximo Moura

A deputada Mirian Sobreira (PSB) afirmou, na ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (05/12), que 66% dos pacientes do Ceará com câncer residem no interior do Estado, onde existem apenas 13 leitos de tratamento especializado (nas cidades de Sobral e Barbalha). Fortaleza conta com 108 vagas. Ela tomou como base matéria do jornal Diário do Nordeste. Segundo a socialista, pouco diante da demanda. “É uma situação cruel e desumana”, qualificou, cobrando dos governos estadual e municipais o cumprimento da lei federal que obriga a rede pública a ofertar tratamento dentro de dois meses. “Não podemos esperar que entre em vigor. Temos que nos adiantar”, argumentou.



Ela sugeriu à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) que contrate serviço especializado para a realização de diagnósticos. Conforme Mirian, apenas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) prometidas pelo Governo não resolverão o problema. "Quero formar comissão aqui, da AL, para conversarmos com o governador (Cid Gomes) e pedirmos a construção de um hospital. Não podemos continuar assistindo ao sofrimento que o paciente de câncer passa, quando temos recursos federais que podem ser utilizados”, frisou.
BC/CG

Veja também

Sessão plenária desta terça-feira (23/06)
Ordem do Dia 23/06/2026

Parlamentares abordam saúde, segurança e infraestrutura, entre outros temas, na ordem do dia

Autor: Ricardo Garcia, Giovanna Munhoz, Ariadne Sousa, Guilherme de Andrade, Narla Lopes e Luciana Meneses
Deputado Guilherme Sampaio (PT)
Deputados comentam redução nos índices de violência no Ceará
Ordem do Dia 17/06/2026

Deputados comentam redução nos índices de violência no Ceará

Autor: Ariadne Sousa, Guilherme Andrade, Luciana Meneses, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia.