Oradores

Leonardo Pinheiro ressalta ações de fortalecimento do abastecimento hídrico do Ceará

Por Giovanna Munhoz
06/02/2025 11:35 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) - Foto: Junior Pio

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quinta-feira (06/02), as obras hídricas do Governo Federal e Governo do Estado que buscam garantir a segurança hídrica cearense.

O parlamentar assinalou que, com as mudanças climáticas, a temperatura global, segundo estudiosos, deve aumentar cerca de 1,5 graus. “No sertão nordestino, esse impacto é maior e, portanto, exige providências imediatas. Parabenizo o Governo do Ceará, que está buscando o fortalecimento do abastecimento hídrico”, disse.

Leonardo Pinheiro destacou as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que contam com 81% do trecho 1 já finalizadas. “Esse primeiro trecho vai beneficiar mais de um milhão de pessoas. O CAC é uma das obras hídricas mais importantes, que deve perenizar as 12 bacias hidrográficas do Estado”, explicou.

Segundo o deputado, outra ação relevante para o fortalecimento hídrico do Ceará é o Eixão das Águas, que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza, e também o projeto Malha D’água, que busca ampliar o sistema de adutoras. “O projeto está começando pela bacia Banabuiú e vai beneficiar nove municípios na primeira fase. É um projeto extremamente benéfico, que vai garantir água para consumo humano e também para as cadeias produtivas”, enfatizou. 

O parlamentar pontuou ainda ações do Governo do Ceará no fortalecimento da saúde pública e interiorização dos atendimentos. “Contamos atualmente com tratamento oncológico e emergência 24 horas no Hospital Regional do Jaguaribe e, além de diversos investimentos nos hospitais regionais, vamos contar com o Hospital Universitário do Ceará, que vai trazer uma grande estrutura de tratamento, cirurgia e demais”, afirmou.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também